Entenda tudo sobre o Auxílio Reclusão: o que é, quem tem direito, valor atual e desmentindo notícias falsas

AUXÍLIO RECLUSÃO TEVE AUMENTO? As notícias falsas sugeriram que o valor máximo do Auxílio Reclusão seria de R$ 1.754,18. No entanto, essa informação é incorreta. O valor mencionado é, na verdade, a renda bruta mensal máxima que um segurado preso pode comprovar para ter direito ao benefício.

O que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?

AUXÍLIO RECLUSÃO
Entenda tudo sobre o Auxílio Reclusão

Auxílio Reclusão é um benefício social pago pelo governo brasileiro às famílias de presos que não possuem meios de sustento próprios. O objetivo é garantir um mínimo de renda para as famílias afetadas pela perda de seu provedor de renda devido à prisão do responsável. As regras e valores do auxílio variam de acordo com a legislação estadual ou municipal. Ele é geralmente pago mensalmente e pode ser solicitado por meio de um requerimento junto ao órgão responsável.

QUEM TEM DIREITO AO AUXÍLIO RECLUSÃO?

De acordo com a legislação brasileira, têm direito ao auxílio reclusão as famílias de presos que não possuem meios de sustento próprios e que tenham dependentes economicamente. Dependente economicamente é considerado aquele que depende do preso para sua subsistência, como cônjuge, filhos menores, pais idosos e outros parentes próximos. Alguns estados ou municípios podem ter requisitos adicionais para acesso ao benefício, como renda máxima permitida ou limite de dependentes. É importante verificar as regras específicas da sua região para saber se você atende aos requisitos e como solicitar o benefício.

Os dependentes economicamente são aqueles que dependem do preso para sua subsistência. Algumas das principais classes de dependentes incluem:

  • Cônjuge: é considerado dependente econômico o cônjuge do preso, seja ele casado oficialmente ou em união estável.
  • Filhos menores: os filhos menores de idade também são considerados dependentes econômicos, independentemente de serem filhos biológicos, adotivos ou tutelados.
  • Pais idosos: os pais idosos do preso também podem ser considerados dependentes econômicos, desde que não possuam renda suficiente para sua subsistência.
  • Outros parentes próximos: alguns estados ou municípios podem incluir outros parentes próximos, como irmãos ou avós, como dependentes econômicos elegíveis para o auxílio reclusão.

A legislação pode variar de acordo com a região, então é importante verificar as regras específicas da sua área para saber quem é considerado dependente econômico e qual é o limite de dependentes elegíveis para o auxílio reclusão.

QUAL O VALOR DO AUXÍLIO RECLUSÃO?

A partir de 2019, com a implementação da Reforma da Previdência, o valor máximo do Auxílio Reclusão foi estabelecido como sendo equivalente a um salário mínimo.

O valor do auxílio reclusão varia de acordo com a legislação estadual ou municipal. Ele é geralmente calculado com base na renda per capita da família e no número de dependentes econômicos. Alguns estados ou municípios podem ter valores fixos para o benefício, enquanto outros podem ter valores máximos ou mínimos. É importante verificar as regras específicas da sua região para saber qual é o valor do auxílio reclusão e como ele é calculado.

Além disso, é importante lembrar que o valor do auxílio reclusão pode ser modificado de tempos em tempos e pode ser temporariamente suspenso ou cancelado por questões orçamentárias ou outras razões.


Você está cansado de trabalhar em um escritório e gostaria de ter mais liberdade e flexibilidade em seu trabalho?.

Empresas que fornecem serviços para fazer em casa são uma ótima opção para aqueles que desejam trabalhar remotamente.
Se você está interessado em trabalhar em casa com uma empresa que fornece serviços

Clique aqui →, Empresas que dão serviços para fazer em casa para ver uma lista de empresas que disponibilizam serviços.

Veja também: Lista de Empresas que dão serviços para fazer em casa