Como montar um plano de negócio simples?

Plano de negócio simples – Quando você está prestes a iniciar um novo negócio, há uma série de fatores que é bom pensar com antecedência, para que você possa verificar se sua ideia de negócio é viável.

Nem todas as startups precisam do plano de negócios mais abrangente. Se você não vai ir ao banco ou pedir dinheiro aos investidores, um plano de negócio simples pode ser suficiente.

Mesmo que você queira financiar sua ideia de negócio com seus próprios recursos, você deve fazer uma avaliação simples para saber se sua ideia é viável e lucrativa.

Talvez você queira anotar alguns de seus pensamentos e levá-los a um bom amigo do mundo dos negócios em quem você confia, de preferência um gerente geral que está acostumado a pensar em assuntos comerciais, um consultor do escritório de contabilidade ou outras pessoas que você considere adequadas para avaliar a ideia de negócio junto com você.

Muitos empreendedores de sucesso começaram sem um documento de plano formal. Mas a maioria das pessoas provavelmente pensou cuidadosamente se a ideia tem sentido financeiro lucrativo.

De qualquer forma, a descrição abaixo o colocará no caminho das avaliações úteis que você deve fazer antes de gastar tempo e dinheiro colocando a ideia em prática.

Como montar um plano de negócio simples

A ideia de negócio

Ao iniciar seu plano de negócio simples, tente descrever sua ideia em algumas frases boas. Você deve mencionar sua ideia para muitas pessoas até o lançamento do produto ou serviço. Portanto, é importante que as pessoas entendam o que você quer vender.


Você está cansado de trabalhar em um escritório e gostaria de ter mais liberdade e flexibilidade em seu trabalho?.

Empresas que fornecem serviços para fazer em casa são uma ótima opção para aqueles que desejam trabalhar remotamente.
Se você está interessado em trabalhar em casa com uma empresa que fornece serviços

Clique aqui →, Empresas que dão serviços para fazer em casa para ver uma lista de empresas que disponibilizam serviços.

É a produção baseada em uma ou mais matérias-primas, processamento de produtos semi-acabados, uma prestação de serviço pura, um conceito de venda de produtos?

O ponto é que você encontre uma maneira clara e direta de dizer aos seus futuros contatos de negócios por que eles devem ter fé em você e em sua ideia de negócio.

Veja todas as nossas ideias de montar um negócio aqui.

Avaliação do mercado

Defina algumas metas de vendas e calcule o tamanho do mercado para sua ideia.

Então você deve ter pensado sobre quem é seu publico-alvo e por que esse publico deve ter necessidade de seu produto específico. Sua ideia deve ser um bem ou serviço que um grande número de pessoas queira comprar.

O que é Público-alvo e como definir e aplicar

Aqui você pode pensar de forma bastante prática e fazer algumas contas sobre isso.

Você vai vender joias para os jovens?

Quantos jovens moram na sua casa?

Que proporção vai comprar o seu produto?

Você vai criar uma loja online para alcançar clientes?

Defina algumas metas em seu plano de negócio simples.

Você tem concorrentes no mercado?

Esse concorrente já cobre todo o mercado que você quer entrar?

Se houver concorrentes bem estabelecidos, você deve pensar se adiciona algo novo que o cliente valorize mais do que o produto ou serviço do concorrente. Pode, por exemplo, um design melhor ou uma maneira mais rápida de entregar o item.

O mercado está maduro?

Você oferece um produto que apenas alguns clientes demandam atualmente, o mercado está em pico de vendas para esse produto específico ou os clientes já estão cansados ​​desse produto?

Aqui você tem que ajustar o número de clientes em potencial para cima ou para baixo de acordo com a maturidade do mercado.

Descrição do produto

Tornar uma ideia empreendedora realidade tem muito a ver com comunicação. Você precisa dizer ao mundo qual produto ou serviço você vai vender. Você deve distinguir entre uma descrição técnica mais detalhada e uma descrição do produto que pode ser usada no marketing.

Na descrição técnica do produto, você deve se concentrar em verificar se o produto está descrito de uma maneira que permita explicar a um fornecedor ou outro especialista qual é o produto em detalhes.

Na descrição do produto para os clientes, o mais importante é informar ao cliente qual necessidade o produto atenderá.

Por exemplo, se você deseja iniciar uma padaria, você deseja ter receitas detalhadas de produtos que você pode usar para comprar matérias-primas e que descrevam o processo de cozimento.

Na frente do cliente, você desejará ter uma descrição do produto vendável que conte sobre a experiência de sabor e se é comida de festa ou do dia a dia.

Como regra, a descrição muda muitas vezes antes do lançamento.

Se você está vendendo um produto ou um serviço, sempre será importante melhorar continuamente. As descrições dos produtos não são, portanto, uma descrição que foi lida e adotada para sempre.

Você quer poder oferecer novas versões do produto e novas rotinas para o serviço, como regra a descrição muda muitas vezes antes do lançamento.

Modelo de negócios e estratégia de negócios

A maioria das pessoas pensam no modelo de negócios, mas nem todos pensaram na estratégia de negócios.

Como a empresa deve implementar a ideia na prática?

É o modelo de negócios que descreve como você administra seu negócio.

Qual estratégia devo escolher que fará com que os clientes escolham meu produto ao inves do concorrente?

Como poderei gerir as operações de forma diferente para que a minha posição no mercado se destaque?

O modelo de negócios e a estratégia de negócios são importantes, mas poucas pequenas empresas fazem escolhas claras e distintas nesses pontos. Ao ser um pouco mais consciente no início dessas escolhas, uma base mais segura para operações lucrativas pode ser estabelecida.

Preços, orçamento e finanças

Depois de pensar no quadro geral, é hora de olhar um pouco mais de perto os detalhes. Ao configurar alguns orçamentos simples de vendas, liquidez e operacional, você poderá começar a pensar em como poderiam ser as finanças da sua empresa.

Não entraremos em detalhes dos vários tipos de orçamento aqui, mas simplesmente afirmaremos que o trabalho orçamentário não é tão complicado assim, mas sinta-se à vontade para consultar o contador sobre esse ponto.

Em suma, os orçamentos devem ajudá-lo a planejar para que você não tenha uma perda operacional a longo prazo e tente calcular para poder pagar as compras atuais e quaisquer outros custos que ocorrerem.

Qual é o preço de mercado para o seu produto ou serviço específico?

Uma questão importante que surgirá é definir um preço correto para o produto.

Qual é o preço de mercado para o seu produto ou serviço específico?

Às vezes você tem outros produtos para comparar e o preço é mais um ajuste para cima ou para baixo em relação à sua avaliação da qualidade do produto. Outras vezes, você precisa avaliar o preço com base em um cálculo retroativo; somam os custos do produto mais um determinado lucro e existem muitos outros modelos de preços.

Modelo de preço: como definir o melhor para sua empresa?

Independentemente do modelo de preços que você definir em seu plano de negócio simples, você deve verificar os vários orçamentos inserindo “preço” x “número estimado de produtos vendidos” como valor de faturamento. Então você tem um começo no orçamento por ter adivinhado quão grande será sua renda antes que os custos sejam deduzidos.

Veja tambem:

Responsabilidade e plano de progresso

Finalmente, é prático pensar em quem executa o quê e em que momento as várias tarefas devem ser realizadas. Um plano de progresso tão simples deve garantir que você tenha tempo para realizar suas próprias atividades e que tenha pessoas com capacidade que possam ajudá-lo com as tarefas que você não planeja fazer sozinho.

Em geral, a maioria dos novos empreendedores optam por fazer quase todo o trabalho. Isso geralmente é devido a finanças apertadas. Mas se você for um revendedor qualificado, pode conseguir trazer fornecedores e ajudantes que estejam dispostos a investir.

Há uma boa dose de boa vontade no mundo dos negócios em relação aos empreendedores.

Ao iniciar pela segunda vez, muitas pessoas têm um pouco mais de capital e percebem que o trabalho realizado na primeira inicialização foi cansativo e que faz sentido delegar mais o trabalho inicial.

Você encontrará um modelo totalmente detalhado para o plano de negócios on-line, além de muito mais informações sobre pontos ainda mais relevantes para pensar.

O que os modelos de negócios têm em comum é que todos eles iniciam importantes processos de pensamento em você como empreendedor e o forçam a pensar se a ideia de negócio tem rentabilidade.

Um plano de negócio simples não dará nenhuma resposta definitiva sobre se o estabelecimento será um sucesso ou não. O plano pode parecer solidamente pensado e bem documentado, mas a maior parte ainda depende das pessoas que o colocarão em prática e da capacidade de lidar com os imprevistos que aparecerão pelo caminho.

Um plano dá uma direção e um palpite sobre o caminho a seguir – o resto é com você!

Exemplo de plano de negócio simples prontos

Abaixo confira alguns exemplo gratuitos e prontos para utilizar ao iniciar sua ideia de negócio.

Conclusão.

Sem duvidas, iniciar uma boa ideia de negócio com um bom planejamento, simples e eficiente é a melhor alternativa para avaliar diversos fatores importantes em seu négocio.

E caso você esteja em duvida sobre como montar um négocio, confira as nossas dicas sobre diversas ideias de montar novos negócios.