Como montar uma loja de variedades passo a passo simples e fácil

Tem o sonho de montar uma loja de variedades, mas não sabe por onde começar? É importante ter um passo a passo bem estruturado.

De modo que, consiga montar uma loja de variedades com seu orçamento disponível. Viabilizando que tenha um bom aproveitamento de seu orçamento inicial.

montar uma loja de variedades

Bem como, consiga tornar o negócio lucrativo desde o primeiro dia de funcionamento. Afinal, é preciso estratégias eficientes para que consiga vender todos os meses com total eficiência.

Nós elencamos um passo a passo bastante simples e fácil de seguir, para que tenha resultados positivos em seu negócio, confira nossas dicas!

7 passos para montar uma loja de variedades de sucesso

Elencamos as principais dicas para que possa montar seu negócio com eficiência e praticidade, confira quais são:

1.  Verifique o orçamento disponível

Atualmente é preciso ter o valor mínimo de 30 mil reais para montar uma loja de variedades. Alcançando o valor de até 100 mil para a montagem do negócio de pequeno ou médio porte. Tudo irá depender da localização e mix de produtos.

Identifique quanto pode investir para que consiga fazer a organização do espaço, montagem do estoque, fachada, locação do espaço e demais custos.

Dessa forma, conseguirá perceber qual é o valor máximo que poderá alcançar de investimento para que consiga começar a se organizar dentro do orçamento disponível.

2.  Legalize o negócio de acordo com o porte

Uma pequena loja de variedades que funciona apenas com o dono atendendo pode ser legalizada como MEI.

Já uma loja maior precisará da ajuda de um contador para a legalização. Avalie qual será o seu modelo de negócios e se organize em relação ao processo de legalização do negócio.

Dessa forma, poderá abrir sem ter problemas relacionados às fiscalizações e multas. Tendo um CNPJ é possível comprar com preços melhores de diversos fornecedores.

Estilo de vida do laptop: Seu mundo, seu escritório.

Imagine transformar cada canto de cafeteria, banco de praia ou mesa de casa em um paraíso produtivo. Junte-se à revolução dos trabalhadores remotos . Explore como pode ser simples construir seu império em qualquer lugar. Clique aqui e comece hoje mesmo! 

3.  Escolha o local de abertura

Quais são as pessoas que habitualmente compram os produtos de lojas de variedades? Com base nessa informação, escolha um lugar que seja de fácil acesso para seu público.

Viabilizando que essas pessoas vejam a loja e sintam curiosidade de entrar. Atrair a atenção positivamente é fundamental para vender desde o primeiro dia de abertura.

4.  Escolha produtos de qualidade

O mix de produtos precisa ser variado, oferecer qualidade e ser compatível com o que seus clientes esperam.

Além disso, as lojas de variedades costumam ter preços acessíveis. Portanto, vale a pena definir um tempo significativo para que possa procurar bons fornecedores.

Ter um fornecedor com itens de qualidade, focado em bons produtos e que realmente entrega o que é solicitado e dentro do prazo acordado é fundamental para que seja possível ter bons resultados em suas vendas.

5.      Compre aparelhos para equipar sua loja

Além de comprar os itens para compor seu estoque, é necessário organizar e estruturar a sua loja, para que ela seja confortável e agradável para os clientes.

Para tal, é fundamental investir em alguns itens, como:

  • Prateleira de produtos;
  • Gôndolas;
  • Balcão de atendimento;
  • Computador com impressora fiscal;
  • Máquina de cartão;
  • Embalagens;
  • Decoração da loja.

Equipando a sua loja é possível organizar o ambiente de modo que a venda seja favorecida. Facilitando a visualização dos produtos, a organização do espaço e permitindo que seu cliente tenha conforto durante o período que está na empresa.

Isso é muito importante para que a pessoa faça as compras com calma e possa voltar sempre ao estabelecimento por se sentir confortável nele.

6.      Capriche na fachada

A fachada é o cartão de visita de seu estabelecimento. É importante que seu comércio seja convidativo para as pessoas que passam na porta.

Portanto, é preciso caprichar no design da fachada. Bem como, iluminar adequadamente se é um comércio que fica na rua.

Mantenha a frente sempre limpa, bem pintada, com os produtos em destaque na vitrine e um aspecto convidativo em seu ambiente. Um tapete na entrada contribui para favorecer esse aspecto de aconchego.

7.      Controle o estoque e tenha cuidado com o abastecimento

É muito prejudicial para sua empresa quando o cliente visita a loja e não encontra o que precisa. O ideal é ter controle de estoque desde o começo do negócio, para que observe o que vende mais e o que fica encalhado.

De modo que, consiga ter bons resultados em relação às vendas e otimização de suas compras. Evitando que os encalhados sejam adquiridos novamente e aumentem ainda mais o volume de itens parados. Enquanto o dinheiro está sendo perdido por não ter para vender aquilo que os clientes buscam.

Portanto, é um cuidado importante ter uma planilha detalhada de estoque ou usar um sistema de gestão para otimizar cada detalhe de seu estoque.

Planeje todo o processo e monte sua loja de variedades com calma

Planejando todo o processo, pesquisando e se informando detalhadamente é possível minimizar os custos e potencializar os resultados.

Quando existe um plano de negócio, as decisões são mais fáceis de tomar e acabam se tornando também mais assertivas.

Afinal, tudo será feito de acordo com o planejado, facilitando a tomada de decisões. O que possibilita que o investimento inicial seja controlado e o negócio fique bem posicionado de acordo com o público que deseja atingir.

Aspectos que contribuem para que o negócio seja interessante do ponto de vista financeiro desde o começo de sua operação.

Portanto, vale a pena investir em um planejamento detalhado para que sua abertura da loja de variedades possa ser um sucesso total.

Garantindo que o negócio tenha um bom lucro desde os primeiros dias de funcionamento. Investir tempo em pesquisa de mercado e planejamento, são diferenciais que fazem com que seu negócio possa efetivamente ser diferente dos demais.

Dessa forma, conseguirá implementar os diferenciais que fazem com que o cliente prefira o seu negócio em detrimento dos demais na região.

Aspecto que faz toda a diferença para que consiga vender mais todos os meses e fidelizar clientes. Possibilitando que venda mais para os mesmos clientes que sempre visitam seu negócio.