BlackRock – Sabia que uma empresa é dona do mundo e você provavelmente nunca ouviu falar sobre ela? A culpa de uma única empresa ser dona de praticamente tudo é do consumidor.
Que alimenta os acionistas e dá lucro para a BlackRock muitas vezes sem sequer ter ouvido falar sobre ela ou se dar conta disso.
E não pense que, por ser uma empresa norte-americana, você está livre de dar dinheiro para a BlackRock se manter como uma das principais donas do mundo.
Na realidade, a BlackRock tem ações de muitas empresas e com isso, consegue ganhar dinheiro e comandar uma série de questões.
Nós vamos te explicar como a BlackRock interfere em sua rotina sem que você sequer perceba, para que possa descobrir como uma empresa chegou ao patamar da BlackRock.
Entenda mais sobre a BlackRock
A BlackRock é uma empresa extremamente poderosa atualmente em todo o globo, isso se dá obviamente por ser uma empresa rica.
Tão rica que supera o PIB de praticamente todos os países do mundo, exceto dois deles. Trata-se da maior contribuidora para a indústria de combustíveis fósseis. E consequentemente, é uma empresa que também incentiva a queima de florestas.
Se você pensa que não contribui para que o império da empresa continue existindo, está enganado! Afinal, houve um ganho de poder tão significativo ao longo de vários anos, que a BlackRock tem ativos praticamente em toda a parte e que impactam a vida de praticamente todas as pessoas ao redor do mundo.
E o pior de tudo é que, a maior parte de nós contribui para que isso se mantenha exatamente assim, sem nunca ter sequer percebido.
Mas a partir de agora, você vai entender muito mais sobre a empresa, como ela atua e qual é o problema de existir um só negócio no mundo com tanto poder.
Maior empresa de gestão de ativos do planeta
Não há como entender o tamanho do problema sem prestar atenção para o que faz a BlackRock ser quem ela é.
O fato é que, atualmente a empresa é a maior no ramo de gestão de ativos do planeta. Uma vez que, possuo ações de outras empresas, propriedades e ainda gera lucro para eles mesmos e para seus sócios.
Para que se tenha uma noção, a empresa tem participação nos 7 principais bancos dos Estados Unidos da América. Por isso, quem faz um simples empréstimo está contribuindo para os caixas da BlackRock e, consequentemente, alimentando o ganho de poder da companhia.
E se você pensou que basta não fazer empréstimos, todas as suas transações nos bancos que são lucrativas estão alimentando o caixa da empresa.
Portanto, não adianta pensar em um simples boicote aos bancos, afinal, se a solução fosse tão simples a empresa não seria considerada dona do mundo.
Outras formas de sustentar o sucesso da BlackRock
Quando você paga por fundos de pensão, eles são depositados adivinhe onde? A maior parte dos fundos de pensão está investindo na BlackRock.
E se o investimento não é diretamente investido na empresa, acaba sendo indiretamente direcionado para algum fundo gerenciado por ela.
Ainda não paga contribuições para fundo de pensão? Quem tem seguro como a Allianz, está contribuindo com os fundos da BlackRock.
Uma vez que, a maior parte das seguradoras ao redor do mundo investem nos fundos da empresa. Portanto, a maior parte das pessoas não sabe, mas de alguma forma o dinheiro delas está alimentando a empresa.
Fazendo com que a BlackRock se mantenha como uma empresa que tem poder direto sobre o planeta. Afinal, seu poder está tão disseminado na sociedade que impacta absolutamente tudo.
E mesmo que as pessoas não vejam, contribuem diariamente para que a empresa continue crescendo de forma silenciosa e aumentando o seu poder sem que a maior parte das pessoas perceba.
E não, isso não é uma teoria da conspiração! Trata-se de uma constatação de como a empresa é responsável por uma série de operações que acabam impactando positivamente seu caixa, seja de forma direta ou não.
Economia circular: usada para manter esse domínio
Muitas pessoas não se deram conta até agora sobre o que faz a BlackRock se manter dona do mundo, mas eu te explico!
O conceito é chamado de economia circular, ou seja, a empresa é dona de outras várias empresas ao redor do mundo.
A partir disso, ela consegue controle sobre as decisões das companhias e também consegue que de uma forma direta ou indireta, o dinheiro de grande parte da população mundial seja usado para patrocinar o crescimento e lucratividade da BlackRock.
Que continua adotando medidas estratégicas para que seja possível continuar com a posição de dona do mundo. Uma vez que, consegue influenciar vários setores, se manter protegida de eventuais riscos e ainda assim, lucrativa.
A economia circular gera conflitos de interesses e monopólio de setores. Justamente por isso, é um tipo de negócio que é ilegal na maior parte do mundo.
Para que se tenha uma noção, a BlackRock é dona de grande parte da Coca Cola e também da Pepsico, portanto, por mais que pareçam concorrentes, na prática, não são exatamente concorrentes diretos.
Afinal, o maior proprietário de ambas as empresas é justamente o mesmo grupo. E com isso, o consumidor final tem a falsa sensação de escolha, quando na verdade, sempre está dando seu próprio dinheiro para financiar a empresa que é dona do mundo.
Veja também: Como o príncipe saudita Salman gasta sua fortuna de US$ 2 trilhões
Excesso de poder que pode comprometer o mundo todo
O grande problema que deve ser entendido ao perceber que uma empresa é dona de praticamente o mundo todo, é que esse excesso de poder pode quebrar o planeta.
Uma decisão errada que leve uma empresa detentora da Coca Cola, Pepsico, inúmeras empresas de comunicação, inúmeros bancos e incontáveis outras empresas, pode vir a causar uma crise econômica mundial.
Afinal, trata-se de uma empresa com poderes praticamente irrestritos. E é o nosso dinheiro que financia absolutamente tudo isso.
Sem as compras de todas as pessoas, empresas como a BlackRock não teriam tanto poder. Então na sua próxima compra, prefira pesquisar de quem realmente está comprando.