18 ideias para sorteios e concursos do Instagram

Já compartilhamos algums textos para sorteio no Instagram, desta vez, vamos um passo além. Hoje, você encontrará uma seleção de sugestões concretas de sorteios e concursos que você pode levar em consideração se desejar criar esse tipo de conteúdo para atingir seus objetivos.

sorteios e concursos do Instagram

1 – Sorteio simples

Pode ser uma combinação de ‘Compartilhar + Curtir’; ‘Curtir + Comentário’; ou ‘Compartilhar + Marcar amigos’; etc. Nessas campanhas, o objetivo é bem simples: gerar engajamento e alcançar mais pessoas.

2 – Promova um concurso de fotografia

Se isso se encaixa no conceito da sua marca, você pode pedir aos seus seguidores que compartilhem fotos com (ou relacionadas a) seus produtos em seus perfis pessoais. Nesse caso, além de promover a criação de conteúdo, você está fazendo com que sua marca alcance os seguidores dos participantes.

3 – Criar a legenda para uma postagem

Esta é uma maneira criativa e divertida de criar engajamento. Você pode oferecer um produto ou serviço para a resposta mais criativa, ao mesmo tempo em que atrai para seu perfil novos seguidores interessados ​​em ganhar (ou deixar um comentário engraçado!).

Dica: Utilize o site canva para criar imagens para utilizar em sorteios no instagram.

4 – Crie um slogan para a marca

Esta proposta diz claramente aos seguidores que sua opinião é importante. Pedir para eles compartilharem suas ideias, na seção de comentários, por exemplo, não apenas criará engajamento, mas também permitirá que você saiba o que seus seguidores pensam da sua marca.

5 – Crie o logotipo da marca ou a embalagem de um novo produto

Assim como na sugestão anterior, pedir essas interações aproxima sua marca de seu público e dá uma noção de como eles a veem.


MINI CURSO GRATUITO

Assista esse mini curso com muita atenção para descobrir um método simples e eficaz que pessoas comuns estão utilizando para ganhar 3 salários mínimos por mês apenas usando o celular com internet e 35 minutos do seu dia.

Clique aqui para iniciar agora!


6 – Concursos periódicos

Ao criar concursos periódicos (semanais, mensais, semestrais, anuais, etc.), você está dizendo aos seus seguidores que vale a pena seguir sua página, pois sempre há algo que eles podem ganhar com isso. Essa é uma boa maneira de testar o tipo de conteúdo que funciona melhor e quais produtos são mais procurados pelos consumidores.

7 – Votos nos comentários

Essa é uma boa maneira de criar engajamento e saber quais são as preferências do público. Ao mostrar, por exemplo, três de seus produtos, você pode tentar descobrir qual é o favorito e anunciar que o produto mais votado será o sorteado.

8- Sorteio no Instagram Stories

Esta é uma proposta mais ousada, pois dura apenas 24 horas. Você pode fazer um concurso de curta duração, apenas nos stories, no qual você pede respostas ou compartilhamentos. Além de testar a receptividade de seus seguidores, você pode testar como seu Instagram os impacta e ver se seus seguidores realmente conseguem ver suas histórias.

9 – Campanhas de aniversário

Poucas coisas são tão pessoais quanto esta data, então aproveite para criar intimidade com seus seguidores, oferecendo-lhes um produto/serviço e mostrando-lhes que são importantes.

10 – Parceria com outra marca

Ao aderir a outra marca, ambos estarão a promover a ‘troca de seguidores’. Essas campanhas não garantem a permanência dos seguidores ao final do concurso, mas podem ser uma boa oportunidade para aumentar seu alcance e divulgar sua marca. As regras podem ser, por exemplo, seguir ambas as páginas.

11 – Parceria com influenciadores

Esses sorteios podem acontecer na página do Instagram da sua marca ou na página do influenciador digital de sua escolha. O objetivo é atrair os seguidores deste último para a sua página, oferecendo-lhes um dos seus serviços/produtos. As regras podem ser, por exemplo, seguir ambas as páginas.

12 – Lançamento de novo produto

Uma excelente maneira de promover um novo lançamento é anunciando um sorteio. Você pode criar o concurso antes mesmo do lançamento e criar ‘exclusividade’, garantindo ao vencedor que conhecerá o produto antes de todo mundo. Esse tipo de abordagem pode funcionar melhor quando a imagem da sua marca já está bem estabelecida.

13 – Campanhas Especiais

O que o Natal, o Dia dos Pais, a Páscoa,... todos têm em comum? É nessas horas que as vendas aumentam em qualquer negócio. Um sorteio é uma boa maneira de promover sua marca e exibir seus produtos em momentos importantes.

14 – Por que o seguidor merece ganhar

Incitar comentários perguntando aos seguidores por que eles merecem ganhar criará engajamento em sua página, permitindo que você conheça seu público de perto.

15 – Concursos de longa duração

Este é um exemplo de uma tentativa arriscada e deve escolher uma recompensa para igualar. Pedir, por exemplo, para comentar, curtir ou marcar diferentes amigos em todas as postagens da sua página durante um determinado período de tempo é uma boa maneira de garantir que seus seguidores estejam cientes de sua atividade.

16 – Peça para preencher um espaço em branco

Pedir para seus seguidores completarem frases, por exemplo, pode ser uma forma divertida de gerar atividade em seu post. Uma boa opção é incentivá-los a marcar um amigo. A resposta mais criativa ou certa pode ser a vencedora.

17 – Crie uma curiosidade sobre a marca e recompense os fãs

Caso sua marca já esteja bem estabelecida no mercado ou você já tenha um número significativo de fãs, faz sentido recompensá-los fazendo uma ‘seleção’ de pessoas que realmente conhecem sua marca. Dessa forma, você está dizendo ao seu público que eles são importantes para você e que serão recompensados ​​por isso.

18 – Sorteio para recrutar

Criar um concurso em que você promove uma oferta de emprego, por exemplo, é uma boa forma de garantir que seu futuro funcionário conheça sua marca. Esta proposta deve, no entanto, ser bem pensada e sincronizada com a forma como a sua marca comunica, mas pode ser a forma ideal de recrutar uma mente criativa, por exemplo.

Bônus: Comemore e dia importante para o seu negócio

Se, por exemplo, tem uma loja de música, pode aproveitar o Dia Nacional da Música, ou datas semelhantes, para promover a sua marca e os seus produtos, ao mesmo tempo que dá a conhecer uma causa que lhe é cara.