Altcoin explicado: prós e contras, tipos e futuro

Altcoins são geralmente definidas como todas as criptomoedas além do Bitcoin (BTC). No entanto, algumas pessoas consideram altcoins todas as criptomoedas além do Bitcoin e do Ethereum (ETH), porque a maioria das criptomoedas são derivadas de um dos dois.

Algumas altcoins usam diferentes mecanismos de consenso para validar transações, abrir novos blocos ou tentar se distinguir do Bitcoin e do Ethereum, fornecendo capacidades ou propósitos novos ou adicionais.

A maioria das altcoins é projetada e lançada por desenvolvedores com diferentes visões ou usos para seus tokens ou criptomoedas. Saiba mais sobre altcoins e o que as diferencia do Bitcoin.

Principais conclusões

  • O termo altcoin se refere a todas as criptomoedas além do Bitcoin (e, para algumas pessoas, do Ethereum).
  • Existem dezenas de milhares de altcoins no mercado.
  • As altcoins vêm em vários tipos com base naquilo para o qual foram projetadas.
  • O futuro das altcoins é impossível de prever, mas se o blockchain para o qual foram projetadas continuar a ser usado e desenvolvido, as altcoins continuarão a existir.

Entendendo as Altcoins

“Altcoin” é uma combinação das duas palavras “alternativa” e “moeda” (“coin” em inglês). O termo geralmente inclui todas as criptomoedas e tokens que não são Bitcoin. As altcoins pertencem aos blockchains para os quais foram explicitamente projetadas. Muitas são forks — criando um blockchain a partir de outra cadeia — do Bitcoin e do Ethereum. Esses forks geralmente têm mais de uma razão para ocorrer. Na maioria das vezes, um grupo de desenvolvedores discorda de outros e sai para criar sua própria moeda.

Muitas altcoins são usadas dentro de seus respectivos blockchains para realizar algo, como o ether, que é usado no Ethereum para pagar taxas de transação. Alguns desenvolvedores criaram forks do Bitcoin e ressurgiram como uma tentativa de competir com ele como método de pagamento, como o fork que criou o Bitcoin Cash.

Outros fazem fork ou são desenvolvidos do zero, tentando criar um blockchain e token que atraiam um setor ou grupo específico, como a tentativa da Ripple de usar o XRP Ledger e o XRP para atrair o setor bancário com um sistema de pagamento mais rápido.   

Dogecoin, a popular moeda meme, foi aparentemente criada como uma espécie de piada. Ela foi derivada do Litecoin, que por sua vez foi derivado do Bitcoin em 2011. Qualquer que seja a intenção por trás de sua criação, ela ainda foi projetada para ser um método de pagamento digital.

As altcoins tentam melhorar as limitações percebidas de qualquer criptomoeda e blockchain das quais são derivadas ou com as quais competem. A primeira altcoin foi o Litecoin, derivado do blockchain do Bitcoin em 2011. O Litecoin usa um mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) diferente do Bitcoin, chamado Scrypt (pronuncia-se “ess-cript”), que consome menos energia e é mais rápido do que o mecanismo de consenso PoW SHA-256 do Bitcoin.

O Ether é outra altcoin. No entanto, não foi derivado do Bitcoin. Foi projetado por Vitalik Buterin, Dr. Gavin Wood e alguns outros para ser usado no Ethereum, a maior máquina virtual baseada em blockchain do mundo. O Ether (ETH) é usado para pagar os participantes da rede pelo trabalho de validação de transações que suas máquinas realizam. Também é usado como garantia (chamado de staking) para o privilégio de se tornar um validador e proponente de blocos.   

Altcoin explicado

Tipos de Altcoins

As altcoins vêm em vários tipos e categorias. Aqui está um breve resumo de alguns dos tipos de altcoins e para o que elas se destinam.

É possível que uma altcoin se enquadre em mais de uma categoria, como o TerraUSD, que era uma stablecoin e token de utilidade.

Token de Pagamento

Como o nome sugere, os tokens de pagamento são projetados para serem usados como moeda — para trocar valor entre as partes. O Bitcoin é o principal exemplo de um token de pagamento.   

Stablecoins

A negociação e o uso de criptomoedas têm sido marcados por volatilidade desde o seu lançamento. As stablecoins visam reduzir essa volatilidade geral, atrelando o valor a outro ativo. Isso é realizado mantendo ativos em reserva. Alguns dos ativos mantidos pelos criadores de stablecoins são moedas fiduciárias, metais preciosos ou ativos de investimento. As flutuações de preço para stablecoins não devem exceder uma faixa muito estreita.   

Stablecoins notáveis incluem USDT da Tether, DAI da MakerDAO e USD Coin (USDC). Em março de 2021, a gigante de processamento de pagamentos Visa Inc. (V) anunciou que começaria a liquidar algumas transações em sua rede em USDC sobre o blockchain Ethereum, com planos de implementar outras soluções de liquidação.

Tokens de Segurança

Tokens de segurança são tokens que representam esforços de arrecadação de fundos ou propriedade. Eles também podem representar ativos tokenizados. A tokenização é a transferência de valor de um ativo para um token. Qualquer ativo pode ser tokenizado, como imóveis ou ações. Para que isso funcione, o ativo deve ser garantido e mantido de forma transparente. Caso contrário, os tokens não teriam valor porque não representariam nada. Os tokens de segurança são regulamentados pela Securities and Exchange Commission (SEC) porque são projetados para atuar como valores mobiliários.   

Em 2021, a empresa de carteiras Bitcoin Exodus concluiu com sucesso uma oferta de token Reg A+ qualificada pela Securities and Exchange Commission, permitindo que ações de ações ordinárias de US$ 75 milhões fossem convertidas em tokens no blockchain Algorand. Este evento histórico foi o primeiro título de ativo digital a oferecer participação em um emissor baseado nos Estados Unidos.

Tokens de Utilidade

Os tokens de utilidade são usados para fornecer serviços dentro de uma rede. Por exemplo, eles podem ser usados para comprar serviços, pagar taxas de rede ou resgatar recompensas. Filecoin, que é usado para comprar espaço de armazenamento em uma rede e proteger as informações, é um exemplo de token de utilidade.   

Ether (ETH) também é um token de utilidade. Ele é projetado para ser usado no blockchain Ethereum e na máquina virtual para pagar por transações. A ex-stablecoin USTerra usava tokens de utilidade para tentar manter sua paridade com o dólar — que perdeu em 11 de maio de 2022 — cunhando e queimando dois tokens de utilidade para criar pressão de baixa ou alta em seu preço.

Os tokens de utilidade podem ser comprados em exchanges e mantidos, mas eles devem ser usados na rede blockchain para mantê-la funcionando.

Moedas Meme

Como o próprio nome sugere, as moedas meme são inspiradas em uma piada ou uma visão boba de outras criptomoedas bem conhecidas. Elas normalmente ganham popularidade rapidamente, muitas vezes promovidas online por influenciadores ou investidores proeminentes que tentam explorar ganhos de curto prazo.

Muitos se referem ao forte aumento desse tipo de altcoins durante abril e maio de 2021 como “temporada de moedas meme”, com centenas dessas criptomoedas registrando enormes ganhos percentuais com base em pura especulação.

Uma oferta inicial de moedas (ICO) é o equivalente da indústria de criptomoedas a uma oferta pública inicial (IPO). Uma empresa que busca arrecadar dinheiro para criar uma nova moeda, aplicativo ou serviço lança uma ICO para arrecadar fundos.   

Tokens de Governança

Os tokens de governança concedem aos detentores certos direitos dentro de um blockchain, como votar em mudanças nos protocolos ou ter uma palavra a dizer nas decisões de uma organização autônoma descentralizada (DAO). Como geralmente são nativos de um blockchain privado e usados para fins de blockchain, eles são tokens de utilidade, mas passaram a ser aceitos como um tipo separado devido ao seu propósito.

Prós e Contras das Altcoins

Prós

  • Melhoram as fraquezas de outra criptomoeda
  • Maior capacidade de sobrevivência
  • Milhares para escolher

Contras

  • Menor popularidade e menor capitalização de mercado
  • Menos líquidas que o Bitcoin
  • Difícil determinar casos de uso
  • Muitas altcoins são golpes ou perderam o interesse de desenvolvedores e da comunidade

Prós Explicados

As altcoins são “versões aprimoradas” da criptomoeda da qual derivam porque visam corrigir as deficiências percebidas.

As altcoins com mais utilidade têm uma chance melhor de sobreviver porque têm usos, como o ether do Ethereum.

Os investidores podem escolher entre uma ampla variedade de altcoins que desempenham diferentes funções na economia cripto.

Contras Explicados

As altcoins têm um mercado de investimento menor em comparação com o Bitcoin. O Bitcoin geralmente permaneceu acima de 40% do mercado global de criptomoedas desde 2016.

O mercado de altcoins é caracterizado por menos investidores e menos atividade, resultando em baixa liquidez.

A baixa liquidez torna mais difícil comprar ou vender grandes quantidades de altcoins sem afetar significativamente o preço.

Nem sempre é fácil distinguir entre diferentes altcoins e seus respectivos casos de uso, tornando as decisões de investimento ainda mais complicadas e confusas.

Várias altcoins “mortas” acabaram afundando o dinheiro dos investidores.

Futuro das Altcoins

As discussões sobre o futuro das altcoins e criptomoedas têm um precedente nas circunstâncias que levaram a um dólar emitido federalmente no século XIX. Várias formas de moedas locais circulavam nos Estados Unidos. Cada uma tinha características únicas e era lastreada por um instrumento diferente.

Os bancos locais também emitiam moeda, às vezes lastreadas por reservas fictícias. Essa diversidade de moedas e instrumentos financeiros é paralela à situação atual nos mercados de altcoins. Existem milhares de altcoins disponíveis nos mercados hoje, cada uma alegando servir a um propósito e mercado diferentes.

O estado atual do mercado de altcoins indica que é improvável que ele se consolide em uma única criptomoeda. No entanto, é provável que a maioria dos milhares de altcoins listados nos mercados de criptomoedas não sobreviva. O mercado de altcoins provavelmente se unirá em torno de algumas altcoins — aquelas com forte utilidade, casos de uso e um sólido propósito de blockchain — que dominarão os mercados.

Se você está procurando diversificar dentro do mercado de criptomoedas, as altcoins podem ser menos caras que o Bitcoin. No entanto, o mercado de criptomoedas, independentemente do tipo de moeda, é jovem e volátil. A criptomoeda ainda está encontrando seu papel na economia global, por isso é melhor abordar todas as criptomoedas com cautela.

O que é considerado uma Altcoin?

Uma altcoin é qualquer criptomoeda além do Bitcoin (e, para algumas pessoas, do Ethereum).

Quais são as 5 principais Altcoins?

Por capitalização de mercado, as cinco principais altcoins são ETH, USDT, BNB, SOL e USDC.

Qual Altcoin explodirá em 2024?

Qual altcoin decolará em 2024 é um palpite de qualquer um. Pode não haver nenhuma mudança no mercado, ou uma nova pode ser introduzida que atraia uma enxurrada de investidores.

Conclusão

Altcoins são qualquer criptomoeda que não seja Bitcoin (ou Ethereum). Existem milhares de altcoins no mercado, por isso é difícil dizer quais podem ser legítimas e quais não são. É melhor ler toda a documentação por trás de qualquer criptomoeda que desperte seu interesse.

Se houver um propósito para o blockchain e o token, pode valer a pena observar — caso contrário, considere outras moedas ou investimentos. Se você não tiver certeza, converse com um consultor financeiro familiarizado com criptomoedas para ajudá-lo a decidir se elas são adequadas para seu portfólio.

Os comentários, opiniões e análises expressos no Investopedia são apenas para fins informativos. Leia nosso termo de garantia e isenção de responsabilidade para obter mais informações.

Negocie em qualquer lugar, a qualquer hora

Uma das maiores exchanges de criptoativos do mundo está pronta para você. Desfrute de taxas competitivas e suporte ao cliente dedicado enquanto negocia com segurança. Você também terá acesso às ferramentas  da Binance que tornam mais fácil do que nunca visualizar seu histórico de negociação, gerenciar investimentos automáticos, visualizar gráficos de preços e fazer conversões com taxas zero. Crie uma conta gratuitamente e junte-se a milhões de traders e investidores no mercado global de criptomoedas.