Os 10 melhores Gravador a laser de 2023

Procurando uma máquina Gravador a laser de mesa? Confira nossas escolhas para os melhores gravadores a laser do mercado. Além disso, uma introdução, serviços e materiais.

Agora é mais fácil e acessível do que nunca obter gravação a laser em sua casa ou escritório. Uma vez estritamente reservada aos fabricantes industriais, a gravação a laser é agora uma ferramenta comum e cada vez mais adotada por pequenas empresas, designers de produtos, fabricantes e amadores.

Os 10 melhores Gravador a laser de 2023
Os 10 melhores Gravador a laser de 2023

Em alguns casos, há uma boa chance de que um gravador a laser seja a tecnologia mais vantajosa para suas necessidades. Portanto, antes de usar sua carteira, você pode dar um pequeno passeio por esta lista de gravadores a laser de ponta para ver qual unidade é mais adequada para você.

O melhor gravador a laser

Se você estiver com um orçamento limitado e embarcar em uma aventura de gravação a laser pela primeira vez, considere o Ortur Laser Master 2. É uma máquina simples e eficaz, vendida em três intensidades de laser; portanto, dependendo do que você precisa fazer, talvez não precise gastar tanto quanto pensa. O Laser Master usa um laser de diodo, que não é ideal para cortes pesados. Para isso, você deve verificar os dispositivos a laser CO₂ na lista.

Os 10 melhores Gravador a laser de 2023

  1. Ortur Laser Mestre 2
  2. Atomstack A5 Pro
  3. FoxAlien Reizer 4040
  4. OMTech DF 40 W
  5. Sculpfun S9
  6. xTool D1 Pro
  7. LaserPecker 2
  8. Flux Beamo
  9. Full Spectrum Laser Muse Core
  10. Glowforge Plus

Ortur Laser Mestre 2

Gravador a laser Ortur Laser Mestre 2
Gravador a laser Ortur Laser Mestre 2

O Ortur Laser Master 2 pode ser o lugar perfeito para começar se você for novo na gravação a laser. É um pacote acessível e simples com tudo o que você precisa para gravar e absolutamente nada mais.

Ele vem em três potências de entrada diferentes – 7, 15 e 20 W – o que significa que você pode escolher sua “potência” de acordo com sua aplicação. Todas as versões oferecem uma espaçosa área de gravação de 400 x 430 mm. O preço varia drasticamente, dependendo da potência do laser escolhida, portanto, certifique-se de saber o que precisa antes de investir.

Embora o corte de alguns materiais seja possível com o Laser Master 2, a máquina é realmente adequada para ser um gravador dedicado. Seu laser realmente não tem força para operar com eficiência como cortador. Se você quiser fazer mais cortes, você pode querer olhar para um dispositivo que apresenta o laser de CO₂ geralmente mais forte.

Saiba mais sobre aqui!

2 – Atomstack A5 Pro

Gravador a laser Atomstack A5 Pro
Gravador a laser Atomstack A5 Pro

O Atomstack A5 Pro é um gravador a laser bonito disponível por menos de US $ 400. Os produtos da Atomstack tendem a ter uma aparência um pouco diferente, e esse é certamente o caso do A5 Pro e seu quadro com aparência de titânio.

Além da aparência, existem outras facetas mais úteis aqui também, incluindo uma grande área de trabalho de 410 x 400 mm e um baixo peso de cerca de 4 kg. Prático para armazenar e transportar o laser. É compatível com Laser GRBL e LightBurn, dois softwares úteis para gravação.

Uma coisa a observar é que, embora a potência de entrada desse laser seja mostrada como 40 W, na realidade, é provável que esteja produzindo apenas um laser de cerca de 5 W de potência. Os lasers de diodo não são muito potentes, mas o laser usado será suficiente para gravar em madeira e couro e até remover algumas camadas de tinta em metais como o alumínio. Com uma precisão de 0,1 mm, o trabalho deve parecer bastante nítido.

Saiba mais sobre aqui!

3 – FoxAlien Reizer 4040

Gravador a laser FoxAlien Reizer 4040
Gravador a laser FoxAlien Reizer 4040

O FoxAlienReizer 4040 é um gravador a laser de diodo de quadro aberto, muito parecido com alguns outros itens desta lista. Você pode comprar um desses por cerca de US $ 350, o que não é nada ruim para um gravador simples com uma área de trabalho de 400 x 400 mm.

Seu módulo de laser é um diodo de 20 W de lente fixa, com uma saída de cerca de 5,5 W. Geralmente, há uma diferença drástica entre as intensidades de entrada e saída dos lasers de diodo (para os lasers verdadeiramente poderosos, confira os modelos de CO2 nesta lista) . Para materiais mais macios como couro, papel, papelão e madeira, a gravação com o Rezier 4040 deve ser fácil.

De forma útil, o FoxAlien Reizer 4040 usa firmware GRBL, o que significa que será compatível com uma ampla variedade de software de preparação e controle, desde o Laser GRBL gratuito e de código aberto até alternativas pagas, como Lightburn.

A montagem é relativamente simples e não deve demorar mais de 20 minutos. Além disso, todos os fios são rotulados claramente e podem ser cuidadosamente guardados em correntes de arrasto. O gravador é equipado com uma placa de controle de 32 bits e possui portas extras para atualizações de bricolage, caso deseje modificar sua máquina.

Saiba mais sobre aqui!

4 – OMTech DF 40 W

Gravador a laser OMTech DF 40 W
Gravador a laser OMTech DF 40 W

Este OMTech DF 40 W (designação de modelo DF0812-40) costumava ser encontrado sob o nome Orion Motor Tech. Mas os tempos mudaram, e a OMTech – uma ala dedicada à gravação a laser da Orion – é a guardiã da máquina, importando-a para os EUA, executando verificações de controle de qualidade aprimoradas e revendendo os dispositivos sob uma garantia estendida.

Os benefícios de obter um laser de estilo K40 importado através da OMTech estão aparentemente todos no lado de suporte e cuidado das coisas – as máquinas são fundamentalmente as mesmas encontradas em outros lugares.

Acessível, capaz e talvez sua melhor entrada no mundo dos lasers CO₂ mais potentes, o OMTech não é perfeito (os lasers CO₂ precisam de cuidado e manutenção), mas tem muitos aspectos positivos. Além disso, quem não gosta da grande rede de segurança macia de suporte extra de uma empresa com experiência em lidar com esses dispositivos?

A própria máquina vem com um poderoso laser de CO2 de 40W que pode gravar e até mesmo cortar materiais a laser comuns, como madeira, couro, acrílico e similares. Tem uma área de gravação de 200 x 300 mm e está equipada com duas superfícies de gravação que permitem trabalhar com objetos de formas diferentes.

Além disso, os usuários podem ajustar facilmente a potência do laser com o pressionar de um botão. Os recursos de segurança incluem um ventilador embutido e um desligamento automático da tampa.

Tudo isso, combinado com o preço de entrada relativamente baixo na gravação a laser de CO2, torna a OMTech DF 40 W uma das alternativas mais populares para o setor de hobby.

Saiba mais sobre aqui!

5 – Sculpfun S9

Gravador a laser Sculpfun S9
Gravador a laser Sculpfun S9

O Sculpfun S9 é outro gravador a laser acessível e digno de consideração se você estiver procurando por uma grande área de trabalho. Sua versão básica começa com 410 x 420 mm, mas há uma expansão opcional definida para realmente enlouquecer em projetos DIY realmente grandes; até 950 x 410 mm.

O laser de diodo atinge uma potência de saída de 5,5 W com uma precisão de gravação de 0,01 mm, tornando-o adequado para cortar e gravar uma ampla gama de materiais, incluindo acrílico de até 10 mm e madeira de até 15 mm de espessura.

A estrutura de metal simples e sólida pode ser facilmente montada em meia hora e está aberta para modificações posteriores. O laser tem que ser ajustado manualmente com parafusos dependendo da distância até a peça de trabalho e a máquina não tem batentes finais, mas uma das joias escondidas do Sculpfun são as linhas de escala nos eixos X e Y.

Isso permite que você obtenha as medidas corretas do seu modelo, bem como alinhe o objeto corretamente. Além disso, o Sculpfun envia uma almofada de aço com o gravador para proteger sua mesa contra danos causados ​​pelo laser.

O Sculpfun S9 é compatível com vários programas, incluindo o LaserGRBL de código aberto e o LightBurn, suporta os formatos de arquivo comuns e é compatível com os sistemas Windows e Apple.

O gravador normalmente pode ser encontrado por cerca de US $ 400. O superdimensionamento com o pacote de expansão adiciona mais US $ 80 a isso. É improvável que você encontre um gravador maior nessa faixa de preço.

Saiba mais sobre aqui!

6 – xTool D1 Pro

Gravador a laser xTool D1 Pro
Gravador a laser xTool D1 Pro

A xTool é uma subsidiária da Makeblock, fabricante de ferramentas educacionais baseadas em STEM para aprendizado. Relativamente novo no mercado, o xTool acumulou uma quantidade considerável de feedback positivo para sua variedade de modelos de seu gravador a laser de proa, o D1 Pro.

As versões de 5 W e 10 W oferecem uma espaçosa área de trabalho de 430 x 400 mm, enquanto a poderosa versão de 20 W oferece um pouco menos, 430 x 390 mm, devido ao cabeçote de laser maior. A versão de 20 W consiste essencialmente em quatro módulos laser de 5 W combinados para gerar a potência.

De acordo com o xTool, o módulo de 20 W pode cortar madeira de até 10 mm de espessura ou plástico de até 8 mm em apenas uma passagem e com precisão de 0,08 x 0,10 mm.

Para fornecer cortes e gravações limpos, a versão de 20 W também vem com um bocal de ar assistido. Isso deve reduzir as possíveis marcas de queima que você normalmente obtém com um laser mais forte. Você precisa comprar uma bomba de ar adicional, no entanto.  Um módulo rotativo também está disponível.

A estrutura da máquina é toda em metal com rodas de aço nos eixos, prometendo durabilidade e estabilidade, principalmente durante sua velocidade de trabalho de 400 mm/s. A distância focal do cabeçote do laser pode ser facilmente ajustada com o toque de um botão, dependendo do material e do trabalho a ser feito.

O D1 Pro vem com o software proprietário da xTool xTool Creative Space, que permite enviar arquivos remotamente via Wi-Fi para o D1 Pro e seu cartão SD integrado. Você também pode optar por usar o cabo USB e microSD para transferência de arquivos. O software também permite dessensibilizar ou desligar a detecção de incêndio e deve fornecer todas as necessidades necessárias para configurar trabalhos de gravação para o D1 Pro.

Você também pode usar o Lightburn, embora sem a funcionalidade Wi-Fi.

Com um preço de $ 699 para a versão de 5 W ($ 1.199 para a versão de 20 W), o D1 Pro é certamente um investimento. Com suas capacidades e recursos úteis, pode ser a ferramenta perfeita para o gravador ambicioso. Você pode até escolher entre um cinza metálico ou um visual dourado e vermelho, como o Homem de Ferro.

Saiba mais sobre aqui!

7 – LaserPecker 2

Gravador a laser LaserPecker 2
Gravador a laser LaserPecker 2

O LaserPecker 2 começou como uma campanha de crowdfunding de sucesso no Kickstarter e sucede o popular LaserPecker original. É uma raridade no reino dos lasers, sendo um gravador a laser portátil, portátil e alimentado por bateria. Segundo o fabricante, você pode gravar e cortar até 200 minutos com uma única carga do banco de energia incluído.

Equipado com um laser de diodo de 5 W, você pode gravar materiais comuns como madeira, papelão, couro e até mesmo metal anodizado. LaserPecker também afirma que o corte até uma profundidade de 5 mm também é possível com alguns materiais.

No modo estacionário, a área de trabalho é de 100 x 100 mm, mas existe um dispositivo de rolo que permite gravar objetos cilíndricos, e itens mais longos também podem ser trabalhados por cortesia de um extensor auxiliar, estendendo a área de trabalho para 100 x 2000 mm . Graças ao design da alça, você também pode usar o LaserPecker 2 no modo portátil, permitindo que você tenha mobilidade com sua gravação.

O LaserPecker 2 vem com o aplicativo LaserPecker, que pode ser usado em dispositivos móveis ou desktop. Com uma senha predefinida para protegê-lo de dedos curiosos, um botão de parada de emergência e sensores para detectar inclinação ou superaquecimento, o LaserPecker 2 possui uma forte seleção de medidas de segurança para garantir uma experiência segura.

Com um preço de $ 899, o LaserPecker 2 certamente não está no lado do orçamento. Mas, se você tem pouco espaço, gostaria de levar facilmente um gravador de um lugar para outro, planeja usar seu excelente modo de bateria e tem orçamento para isso, pode valer a pena considerar.

Saiba mais sobre aqui!

8 – Flux Beamo

Gravador a laser Flux Beamo
Gravador a laser Flux Beamo

Apesar de colocá-lo em algum lugar na região de US $ 2.299 – cerca de US $ 300 a mais do que vimos no passado – o Flux Beamo ainda tem uma boa relação custo / benefício. Seu laser de 30 W é um pouco menos potente de 40 W normalmente encontrado em gravadores a laser CO₂ de tamanho semelhante, mas compensa isso em outras áreas.

Por um lado, é fácil de usar. Especialmente para aqueles que são novos na gravação a laser. Ele também possui uma câmera HD para que você possa ver o que está acontecendo lá dentro, visível no Beam Studio, o software divertido, simples e intuitivo do Beamo para preparação de trabalhos.

Há também alguns complementos disponíveis para a máquina, incluindo um módulo rotativo para gravação em uma superfície cilíndrica, além de uma unidade de foco automático que ajusta o laser de acordo com a espessura do seu material, permitindo que você corte mais fundo em várias passagens.

Pode estar um pouco sem energia, mas ainda é uma máquina impressionante. Sua aparência profissional, tamanho de área de trabalho amigável e facilidade de uso nos conquistaram nos testes. Para algo semelhante com um pouco mais de força, você pode querer dar uma olhada no Glowforge abaixo .

Saiba mais sobre aqui!

9 – Full Spectrum Laser Muse Core

Gravador a laser Full Spectrum Laser Muse Core
Gravador a laser Full Spectrum Laser Muse Core

Um adversário digno de nomes como o Glowforge Plus, o Full Spectrum Laser Muse Core supera de longe o Glowforge, custando cerca de US $ 3.500 em comparação com os US $ 4.995 do Glowforge.

Como o Glowforge Plus, ele tem um laser CO₂ de 40 W sob o capô e, para um pouco de energia extra (e dinheiro), há uma versão de 45 W. Isso significa que a gravação deve ser possível em uma ampla variedade de superfícies, com Full Spectrum Laser afirmando que pedra, vidro e metais revestidos não serão problemas de gravação.

O Muse Core também possui uma área de trabalho considerável; 508 x 305 milímetros. Como bônus, graças ao seu piso removível, você pode até gravar em itens maiores que as dimensões do Muse Core. Versatilidade adicional também pode ser encontrada com o acessório rotativo opcional.

Em termos negativos, alguns usuários descobriram que se familiarizar com o software pode demorar um pouco. Alguns também acham que o preço em uma máquina como o Muse Core não se justifica quando gravadores a laser como o laser OmTech 40 W fazem a mesma coisa por muito, muito menos.

Saiba mais sobre aqui!

10 – Glowforge Plus

Gravador a laser Glowforge Plus
Gravador a laser Glowforge Plus

Armado com um tubo de laser CO₂ de 40 W, que fornece alto poder de corte e precisão de até 0,025 mm, o Glowforge Plus fica entre o amado Glowforge Basic e o caro Glowforge Pro .

É uma máquina otimizada para uso doméstico e no escritório, com recursos de empacotamento como resfriamento a água, filtro HEPA e um compressor de ar para remover as partículas perdidas do laser – evitando a ignição. No Plus, você obtém uma ampla área de corte de 279 x 495 mm e uma webcam para monitorar ou até digitalizar seus desenhos e fazer com que o Glowforge os corte ou encaixe para você.

Graças ao seu poderoso laser de CO2 de 45 W, é compatível com uma ampla gama de materiais, incluindo couro, madeira, acrílico, vidro, tecido, papelão. Pode cortar até 12 mm de profundidade, dependendo do material, e a altura máxima do material é de 50 mm.

Este cortador a laser é uma máquina que muitas vezes encontra uma casa com pequenas empresas que procuram um cortador a laser versátil e confiável. Esteja avisado; o Glowforge é um tanto único por precisar de uma conexão constante com a internet.

Caso a conexão caia, dependendo do tamanho da operação que está executando, ela pode pausar e aguardar a reconexão antes de finalizar o corte.

Saiba mais sobre aqui!

Como funciona um gravador a laser?

Um gravador a laser funciona gerando e canalizando um feixe de laser focado em um material. Se feito corretamente, o laser deixará uma marca duradoura no material, altamente resistente à remoção.

A forma como o laser é gerado e canalizado depende da tecnologia do laser em questão, mas ele passará por uma lente para poder focalizá-lo.

O que acontece quando o laser entra em contato com o material depende do objetivo do usuário. O laser fará com que uma grande quantidade de calor seja colocada em um ponto específico do material, o que fará com que o material seja vaporizado ou simplesmente queime-o a ponto de causar um contraste visível.

Usando CNC ou código G, o gravador a laser se moverá de maneira incrivelmente precisa, gravando onde foi comandado para gravar.

Muitos materiais podem ser gravados a laser e há muitas aplicações para a tecnologia, desde simples trabalhos manuais até a marcação de componentes industriais e protótipos.

Tipos de gravadores a laser

Na área de gravação a laser na área de trabalho, existem apenas dois tipos de gravadores a laser relevantes – Diodo e CO₂. Então, é nisso que vamos nos concentrar aqui.

DIODO

De muitas maneiras, um diodo laser é bastante semelhante a uma luz LED. Muito simplesmente, um diodo laser funciona usando eletricidade para excitar elétrons em uma junção positiva/negativa e ejeta fótons. Os fótons são então focados como um feixe através de uma lente antes de impactar o material.

Enquanto os LEDs emitem luz de forma espontânea e omnidirecional, os diodos laser emitem luz estimulada e direcionada – ela é canalizada e mais forte, permitindo que você direcione e, em última instância, queime o material recebido por esse feixe.

Vemos lasers de diodo em todos os lugares em nossas vidas diárias. No supermercado escaneando códigos de barras, dependíamos deles para reproduzir DVDs e CDs, e agora os usamos em tecnologia de direção autônoma ou semi-autônoma.

Os lasers de diodo são classificados de forma diferente , mas os lasers de diodo usados ​​para gravar materiais são poderosos para sua categoria, dando-lhes a classificação máxima de Classe 4. Mesmo que estejam relacionados ao seu leitor de código de barras amigável, eles não são o mesmo animal e devem ser tratados com muito cuidado.

Os lasers de diodo são incrivelmente acessíveis, e muitos lasers de diodo decentes podem ser encontrados em torno da marca de US $ 3 a 400, tornando-os um excelente ponto de partida para os usuários.

CO₂

Os lasers de CO₂ são um avanço significativo na potência de um laser de diodo, muitas vezes sendo várias vezes mais potentes.

Um laser de CO₂ é gerado dentro de um tubo de vidro hermético contendo CO₂ e outros gases. Quando uma corrente elétrica passa por este tubo, ela faz com que os gases se tornem agravados e, como resultado, eles começam a produzir luz. A luz então salta entre os espelhos antes de encontrar o caminho para a saída, onde encontra uma lente. A lente focaliza o feixe antes que ele saia da máquina e entre em contato com o material.

Os gravadores a laser CO₂ têm muitas vantagens, mas também vêm com algumas desvantagens bastante significativas. Para começar, eles são muito mais poderosos e versáteis do que os lasers de fibra, e poderão fazer alguns cortes que seus primos de fibra simplesmente não conseguirão igualar.

O problema é que os lasers de CO₂ são dispositivos muito delicados e, se os espelhos ou o tubo de vidro forem danificados (por exemplo, durante o transporte), eles simplesmente não funcionarão corretamente – se funcionarem. Eles também exigem muito mais manutenção do que um laser de fibra.

Apesar dessas desvantagens, os lasers de CO₂ ainda são o caminho a seguir se você deseja um laser capaz de gravar ou cortar materiais mais fortes, pois eles têm uma vantagem significativa de potência sobre as opções de fibra.

Materiais para gravação a laser

Materiais para gravação a laser
Materiais para gravação a laser

Os gravadores a laser são compatíveis com uma ampla variedade de materiais, tornando-os máquinas muito versáteis. Muitas vezes irá vê-los a ser usados ​​com couro, papel, cartão, madeira, alguns metais revestidos, pedra, cortiça e borracha, entre outros materiais.

Antes de investir em uma gravadora a laser, é muito importante que você conheça os materiais com os quais deseja trabalhar para obter a gravadora a laser mais adequada para o trabalho. Para dar algum contexto, um laser de diodo de baixa potência é perfeitamente capaz de gravar papelão, mas pode se esforçar muito para produzir um bom trabalho com materiais mais resistentes, como metais revestidos.

Com alguns dos lasers CO₂ nesta lista, você também terá uma grande capacidade de corte, e há mais sobre esse assunto em nosso guia para os melhores cortadores a laser .

Quando se trata de gravação ou corte a laser, é sempre recomendável ter uma área bem ventilada para trabalhar. Melhor ainda, um sistema de exaustão completo com filtros para afastar gases e produtos químicos perigosos de você. Alguns materiais, como o vinil, são simplesmente perigosos demais para trabalhar, produzindo gás cloro (usado historicamente como arma química) e ácido clorídrico como efeito colateral.

Nem é preciso dizer, mas saber com o que você está trabalhando e a abordagem correta a ser adotada é vital na gravação a laser.

Para que serve um gravador a laser?

A gravação a laser é usada para uma variedade de finalidades, desde simples projetos de arte e artesanato até a marcação de equipamentos médicos.

Na maioria das vezes, você encontrará os gravadores a laser que reunimos aqui em nosso guia do comprador sendo usados ​​nas oficinas de artesãos. Muitos gravadores a laser listados aqui são usados ​​na produção de itens que você pode ver à venda em sites como o Etsy.

A gravação a laser ajuda a adicionar um maior nível de customização ou personalização a um produto, além de poder fazer padrões mais precisos e difíceis de mover nos materiais.

Quer se trate de joias, sinalização, carteiras ou bolsas, ou mais, a gravação a laser é usada por indivíduos incrivelmente criativos e talentosos para produzir itens interessantes e emocionantes em todo o mundo.

Software de gravação a laser

Quando se trata do software de gravação a laser, você provavelmente precisará de dois softwares – um para projetar e outro para controlar o próprio gravador a laser. Há uma série de opções abertas para você em relação a ambos, mas escolhemos alguns dos favoritos aqui para examinar com um pouco mais de detalhes.

LaserGRBL

O LaserGRBL é um software gratuito de controle de laser que possui mais de 60.000 usuários em todo o mundo, de acordo com seu site. É totalmente compatível com o firmware de controle de movimento GRBL de código aberto usado em gravação CNC e a laser.

É uma ferramenta relativamente simples que é facilmente recomendável porque é fácil de usar e gratuita, o que significa que você não precisa se esforçar e pagar enquanto aprende os truques. Embora possa ser um ótimo lugar para começar, você pode sentir que precisa mudar para outra coisa depois de conhecer um pouco mais a gravação a laser.

Inkscape

O Inkscape é outro software gratuito, mas é um software para fins de design e não de controle. É de código aberto e é uma ferramenta muito bem pensada, desenvolvida por um grande número de pessoas.

Embora seja um software gratuito, seus usuários o elogiam muito por seus recursos e o próprio site do Inkscape promete resultados de nível profissional. Ele também possui várias extensões desenvolvidas por usuários que aumentam seus recursos.

Compatível com Windows, Mac e Linux, o Inkscape é um ótimo lugar para começar a projetar coisas para gravação a laser.

LightBurn

LightBurn tem uma grande base de fãs que muitas vezes aponta você em sua direção, deve estar procurando atualizar de software gratuito para pago. O próprio LightBurn mistura um pouco de design e controle em seus recursos, tornando-o uma ferramenta bastante versátil.

Com um preço de $ 40, tem um preço razoável e oferece muitos benefícios para seu preço, dando a você um maior grau de controle e flexibilidade com as opções de controle do laser.

Adobe Ilustrador

Por US $ 21 por mês, o Adobe Illustrator está longe de ser barato, mas é considerado um dos melhores softwares de design do mundo, usado por criativos e profissionais de todos os tipos.

Muitas pessoas já usaram o programa antes, o que significa que, se você é novo na gravação a laser, mas já fez trabalhos de design antes, esta é uma maneira rápida de entrar no ritmo das coisas. Apenas lembre-se, você precisará de um software de controle para acompanhá-lo.

Conclusão

Estes são os 10 melhores Gravador a laser de 2023, agora que você já conhece diversas opções que tá conhecer algumas Ideias de produtos personalizados para vender? Confira nosso artigo com diversas ideias onde será possível utilizar gravadoras a laser para personalizar produtos.