Selecionar um cardápio para marmitex que seja variado e que atenda ao seu público-alvo pode parecer uma tarefa difícil, mas com as dicas certas, se torna algo simples.
Foram selecionadas abaixo algumas dicas para que você crie um menu para refeições sempre apetitoso e que chame a atenção de seus clientes.
Para isso, mantenha uma lista principal de ideias, cerque-se de inspiração o dia todo – todos os dias, em qualquer lugar que você vá e em tudo o que fizer – e se mantenha sempre pronto para obter ideias de cardápio para marmitex.
Ideias de cardápio para marmitex
Ao pensar em ideias de cardápio para marmitex, você deve estar sempre aberto à inspiração quando ela chegar. Preste muita atenção a tudo relacionado a comida. Algumas dicas para ficar em sintonia com novos menus são:
Aposte em assinaturas de revistas de alimentos para consumidores e para a indústria.
Sempre assista a canais de alimentação.
Preste atenção a novos restaurantes, especialmente os de marmitex concorrentes. Olhe seus menus e leia os comentários dos clientes em questão para ver o que as pessoas gostam e não gostam de comer lá.
Isso mantém as ideias fluindo mais rapidamente do que você imagina e ajuda você a começar a criar os menus de seu serviço de marmitex.
Criar uma fórmula de cardápio para marmitex
Agora, com ideias em mãos e um público-alvo focado, é necessário que haja uma fórmula padrão para o seu cardápio, caso contrário, você perderá o controle dele rapidamente.
– Faça a si mesmo as seguintes perguntas ao formular ideias de cardápio para marmitex. Isso fornecerá o contexto de quais categorias você deseja incluir no seu menu para se alinhar ao seu tema. Por exemplo:
Quantos itens de menu você tem no total para cozinhar diariamente?
Quais são saladas, sopas e opções vegetarianas?
Quantas categorias seu serviço de marmitex terá (saladas, massas, proteínas, etc.)
Quantas proteínas você deseja vender?
Você incluirá sobremesas simples nos pedidos?
Quantos você vai fazer na cozinha e o que vai comprar pronto?
A lista pode continuar indefinidamente, mas essas são apenas algumas perguntas que você precisa pensar.
Depois de ter uma ideia geral sobre o tema e os itens do cardápio do seu restaurante marmitex, siga para o próximo passo.
Preencha os espaços em branco
É aqui que a diversão começa, mas também é a parte mais difícil. É através desse processo de “preenchimento dos espaços em branco” que você perceberá se você gastou tempo suficiente na criação de bons cardápios.
– Na seção anterior, você designou quantos espaços precisam ser preenchidos no seu cardápio e quais itens você precisa ter em mãos para isso.
Agora, você estará preenchendo esses espaços em branco e decidindo quais serão as novas ideias do cardápio de seu restaurante marmitex, de fato.
Segunda, macarrão? Terça, frango? Quarta, feijoada? Com as informações acima obtidas, preencha as lacunas de cada dia da semana e delimite um cardápio que funcione para seu público.
Todo restaurante deve ter aqueles pratos que devem permanecer no menu e nunca podem mudar – e não é diferente com um cardápio para marmitex.
Se sua especialidade é feijoada, por exemplo, aposte em vender “a feijoada da casa” toda quarta-feira sem falta e faça com que seus clientes se apaixonem por essa receite e busquem provar outras!
Editar, Combinar, Refinar
Como nem tudo se encaixa perfeitamente no seu menu, o que é recomendado que você faça é começar a adaptar as ideias para o seu formato de restaurante marmitex. Para começar, edite, combine e refine.
Editar
Digamos que você precise de um prato de bife no menu, mas também teve uma ideia para um prato de carne de porco em sua lista.
Você pode adaptar o prato para atender às suas necessidades. Por que não oferecer o prato e oferecer a carne como uma escolha (como berinjela ou frango com parmesão)?
Combinar
Também combine pratos da sua lista de ideias de cardápio para marmitex feita acima.
Se você precisar de um prato refogado e um prato de macarrão, eles geralmente podem ser combinados em um prato. Esforce-se para criar um novo sabor que seja tão único quanto o seu restaurante.
Refinar
Depois de criar seu menu, restringindo seus novos itens em potencial, refine-o. Ele precisa se encaixar no tema do seu restaurante marmitex e preencher perfeitamente o espaço em branco do menu que foi criado.
Não crie menus pesados e que tenham enormes despesas de produção, pelo menos não nesse nicho, que deve ser simples e lucrativo diariamente. Caso contrário, não será possível se reerguer facilmente.
Livro digital com diversos cardápios de marmitas
Cardápio para marmitex é comida “de vó”
A comida reconfortante “de vó” deve ser um elemento essencial do menu do seu restaurante marmitex – e é algo que você pode manter disponível durante todo o seu processo de produção.
– Existem muitos pratos saudáveis e “confortantes” que certamente satisfarão qualquer cliente, especialmente quando a temperatura começa a ficar mais baixa.
Pense em oferecer tortas de panela e frigideiras junto ao arroz e feijão de seu marmitex. Ambos combinam perfeitamente todos os elementos essenciais de uma deliciosa refeição e são adicionais diferenciados.
Além disso, considere opções que apresentam carne, vegetais e amido no prato, como arroz, macarrão ou batata.
Por exemplo, uma refeição assada na panela ou um bolo de carne com cenoura, batata assada e molho é uma opção perfeitamente saborosa para uma marmitex.
Procurando opções vegetarianas para incluir em seu cardápio para marmitex? Um prato de cuscuz ou risoto à base de vegetais é sempre uma aposta certa e não sai extremamente caro para ser produzido.
Se for servir à noite, aposte em sopas e ensopados
Sopas e ensopados sempre são um ótimo complemento para um menu de restaurante marmitex.
– Muitos estabelecimentos gostam de oferecer sopas de abóbora e caldos de feijão como opções para a noite, mas pense em fazer algo diferente.
Uma couve-flor assada ou sopa de frango cremosa com cenoura, aipo e cogumelos apresenta a mistura perfeita de sabores para um marmitex noturno.
Sabendo mais sobre ideias de cardápio para marmitex, organize-se a fim de conciliar produção com venda e com o que seus clientes estão buscando. Assim, suas chances de sucesso serão enormes!
Recomendado: Curso de marmitex para iniciar
Eu sempre recomendo, antes de iniciar um negocio, devemos nos aperfeiçoar e se qualificar na área do negocio, neste caso fazer e vender marmitex.
Fazer um curso nesta área vai ajuda-lo a iniciar este negocio mais rápido, evitando erros e perda de dinheiro e tempo.
Para trabalhar nesta área, você vai precisar de estrutura para manipular alimentos, vai precisar criar cardápios de acordo com os clientes e dias da semana e muitos outros detalhes.
Para facilitar todo o processo, eu recomendo o Curso de 2 a 5 mil Com Marmitex neste curso a autora Danusa, vai te ensinar de modo passo a passo tudo sobre como começar, manter e expandir neste ramo.