Como montar um mercadinho ou minimercado passo a passo

Está pensando em montar um mercadinho? Nós elaboramos um passo a passo necessário para que você possa começar seu negócio.

De modo que, você tenha estrutura e organização que vão te permitir crescer seu mercadinho até que ele deixe de ser uma pequena unidade situada em bairro simples.

Afinal, toda empresa precisa ser estruturada desde o começo para que, seja possível crescer a cada dia.

Quanto custa para montar um mini mercado?

Como montar um mercadinho ou minimercado passo a passo

 

Depende diretamente da região em que você reside e de que tipo de estrutura você já dispõe! Quem opta, por exemplo, por utilizar a estrutura da própria casa em prol de construir um mini mercado em parte do terreno, fica livre de aluguel.

Mesmo assim, você vai precisar de no mínimo, R$30 mil para que possa fazer fachada, comprar os primeiros produtos e montar a estrutura do local.

Portanto, é um investimento relativamente alto, para que você comece com uma estrutura pequena e capaz de atender a demanda regional.


Você está cansado de trabalhar em um escritório e gostaria de ter mais liberdade e flexibilidade em seu trabalho?.

Empresas que fornecem serviços para fazer em casa são uma ótima opção para aqueles que desejam trabalhar remotamente.
Se você está interessado em trabalhar em casa com uma empresa que fornece serviços

Clique aqui →, Empresas que dão serviços para fazer em casa para ver uma lista de empresas que disponibilizam serviços.

Quando pensamos em mini mercado, se refere a um pequeno ponto com variedade de produtos e marcas, um único caixa para atendimento e estrutura simples.

Caso você queira algo que inicie já mais complexo, é preciso investir mais. No entanto, a boa notícia é que, segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), você pode atingir em média um faturamento inicial de R$50 mil ao mês. ??

De olho nisso, conseguimos concluir que, mesmo sendo um investimento inicial elevado é possível ter retorno relativamente rápido.

Veja tambem: Lista de Empresas que dão serviços para fazer em casa

Lista de produtos para montar um mercadinho

Inicialmente, é possível montar um estoque enxuto, com variedade de produtos e preços justos.

DICA: Com o passar de cada atendimento, é interessante perguntar aos clientes se procuraram algum produto indisponível.

De olho nas respostas, você pode procurar incrementar seu estoque nas próximas compras. Sempre avisando ao cliente que, o produto desejado está finalmente disponível no estoque.

No entanto, você vai precisar oferecer uma certa variedade de produtos em seu mercadinho, como:

  • Frutas e verduras frescos;
  • Molhos em conserva;
  • Milho e ervilha em conserva;
  • Condimentos;
  • Macarrão;
  • Sal;
  • Açúcar;
  • Arroz;
  • Feijão;
  • Produtos de limpeza doméstica;
  • Milho para pipoca;
  • Refrigerantes;
  • Bebida alcóolica;
  • Sorvetes e doces.

Quanto mais variedade seu mercadinho puder oferecer, maiores são as chances de que ele seja rentável.

Afinal, as pessoas da região saberão que podem comprar tudo que desejam em seu mercadinho.

O que é importante, especialmente para que você possa aumentar aos poucos a variedade dos produtos e seu próprio espaço físico.

Uma vez que, esse é um segmento muito rentável quando o local é bem administrado. Vale a pena investir em cuidados para que, o público reconheça que seu mercadinho alia variedade e preços justos.

Dessa forma, você consegue conquistar seus clientes aos poucos. Garantindo que todos os meses as pessoas da região farão compras em seu mercadinho.

Veja também: montar uma doceria pequena

Equipamentos para mercadinho

Você vai precisar adquirir alguns itens para montar seu mercadinho. De forma que, ele fique funcional desde o primeiro dia de vendas, para atender seus clientes com conforto. Elencamos alguns dos produtos que serão necessários:

  • Prateleiras para expor produtos;
  • Freezers verticais para exposição;
  • Bancada de caixa;
  • Balança para produtos à granel;
  • Leitor de código de barras;
  • Um sistema para catalogar todos os produtos do mercadinho;
  • Computador;
  • Impressora de nota fiscal;
  • Uma cadeira de escritório para o caixa;

Esses são apenas alguns itens que precisam ser comprados e instalados em seu mini mercado para que ele seja confortável.

Recomendamos o site: https://assapan.com.br/equipamentos-e-acessorios-para-supermercado/, para fazer pesquisas sobre Equipamentos para mercadinho.

Dessa forma, você terá condições de começar a atender seu público com qualidade. Garantindo que as pessoas gostem de comprar em seu espaço.

 

Fornecedores para mercadinho

É importante localizar fábricas e empresas da região que possam oferecer o mix de produtos necessário para seu mercadinho.

Por exemplo, comprar os refrigerantes e bebidas direto de fabricantes. De modo que, seja possível manter um preço competitivo para agradar seus clientes.

É indispensável que o preço dos produtos seja justo para que, as vendas ocorram naturalmente. Afinal, se o mercadinho fica conhecido como um local caro, a população local preferirá comprar em mercados maiores da região.

É interessante inclusive, que seu mercadinho não tenha somente o foco de encontrar os grandes fornecedores. Que tal vender produtos orgânicos? É possível encontrar pequenos produtores e revender o que eles plantam na região.

Dessa forma, você diferencia o seu negócio dos demais e ainda consegue o efeito de atrair um público específico.

Afinal, atualmente as pessoas buscam alimentos mais saudáveis com o objetivo de cuidar melhor da própria saúde a cada refeição.

Por isso mesmo, é importante estar atento as tendências de mercado, com o objetivo de identificar quais são as possibilidades e aproveitar as oportunidades.

Invista em atendimento ao cliente

Seja você mesmo atendendo ou um colaborador, é indispensável investir em um bom atendimento ao cliente.

De modo que, os clientes se sintam acolhidos no local, além de existir agilidade para comprar os produtos.

O ideal é que, os itens sejam organizados por setores e você evite mudar a posição dos produtos de lugar. Dessa forma, os clientes se habituam com a posição e encontram comodidade a cada compra.

O que é indispensável para criar essa sensação gostosa de saber onde está e fazer a compra com facilidade. Esse é o tipo de cuidado que somado se torna um diferencial para seu cliente.

Fazendo com que, ocorra fidelização em relação ao seu mercadinho. O que é importante para garantir que todos os meses haverá uma venda capaz de sustentar o negócio e fazer com que ele seja lucrativo.

Invista em propaganda

Sempre que possível, desde o início de seu negócio, é importante investir em divulgação e propaganda continuamente.

Faça fotos atrativas de seus produtos e publique nas redes sociais. Impulsione postagens com as promoções semanais.

Esse tipo de visibilidade é importante para que seu negócio venda continuamente todos os meses, atraindo sempre clientes novos para consumir em seu mercadinho.

Garantindo que, aos poucos, sua empresa deixará de ser um mini mercado, para ganhar um porte maior. Com investimentos feitos a partir de lucros obtidos em seu próprio estabelecimento.