Guia passo a passo de como montar uma loja de eletrônicos

Montar uma loja de eletrônicos e realizar seu sonho de empreender pode ser mais simples do que imagina!

Seguindo alguns passos, é possível montar a loja de eletrônicos de forma eficiente e que propicie o crescimento do negócio.

Aspecto que contribui para que a loja possa ter bons resultados de vendas desde o início de sua operação. Nós vamos te dar algumas dicas importantes, confira a seguir!

Quanto custa para montar uma loja de eletrônicos?

Quanto custa para montar uma loja de eletrônicos

Antes de mais nada, é importante analisar quanto custa a montagem de sua loja. Considerando o porte de negócio que deseja ter desde o início de suas operações.

É interessante, por exemplo, estudar o mercado e a sua própria condição financeira de investir. Analisando qual é a demanda em sua cidade e se vale a pena montar o negócio online.

Afinal, eletrônicos estão entre os produtos mais fáceis de vender na internet. Uma vez que, não é  o tipo de item que a pessoa experimenta antes de adquirir. Basta informar todos os dados do produto para que o cliente possa tomar a decisão de compra.

Portanto, é necessário analisar a demanda e o custo da montagem da loja para que possa definir como irá investir.

A loja física exige, no mínimo, R$70 mil de investimento inicial. Visando alugar um ponto bem localizado, estruturar o estabelecimento e ter um estoque pequeno.

Enquanto a loja virtual pode ser montada com metade do valor, investindo na divulgação de sua empresa online, boas fotos e um estoque pequeno de produtos para iniciar.

Por isso mesmo, é necessário analisar seus objetivos, observar o mercado e verificar qual é a opção mais compatível com a sua realidade atual.

Planeje o mix de produtos de seu negócio

É muito importante definir qual será o mix de produtos em seu negócio. Tendo como principal objetivo identificar quais são os itens que efetivamente são compatíveis com o interesse de seu público.

Estilo de vida do laptop: Seu mundo, seu escritório.

Imagine transformar cada canto de cafeteria, banco de praia ou mesa de casa em um paraíso produtivo. Junte-se à revolução dos trabalhadores remotos . Explore como pode ser simples construir seu império em qualquer lugar. Clique aqui e comece hoje mesmo! 

Existem muitos eletrônicos que são queridinhos dos brasileiros, é necessário definir um mix de produtos para que possa ter um público-alvo para direcionar seus esforços.

As lojas físicas costumam ter um mix de produtos maior. Justamente um aspecto que faz com que seja necessário investir mais em formação de estoque.

Entretanto, a loja virtual costuma ter um público mais específico que busca determinado tipo de eletrônico para que possa ter uma comunicação eficiente e que atraia a atenção dessas pessoas em específico.

A escolha do mix de produtos decide quem será o público de sua empresa. Portanto, é uma decisão muito importante e que futuramente pode ser modificada para atender alguma demanda existente.

Uma dica importante é estudar o mercado, verificando o que tem boas vendas. Para que não comece o negócio com um mix de produtos muito amplo e tenha grandes chances de ter itens encalhados.

O que mais vende em loja de eletrônicos?

O que mais vende em loja de eletrônicos

Os celulares são parte do dia a dia de todos os brasileiros. Com isso, acabam sendo motivadores das compras de uma série de acessórios em loja de eletrônicos, como:

  • Fones de ouvido;
  • Carregadores;
  • Carregadores portáteis;
  • Capinhas de celular.

Além disso, também é comum a venda de pendrives e cartões de memória para os clientes. Portanto, são itens que devem estar sempre disponíveis em sua loja de eletrônicos.

Garantindo a variedade necessária para atender a todos os gostos e possibilitar que seus clientes sempre encontrem o que buscam.

Dessa forma, sua empresa fica conhecida por ter variedade de itens de qualidade, contribuindo para que a boa fama possa te ajudar a vender mais todos os dias.

Além de ser algo positivo para que consiga fidelizar os clientes que habitualmente buscam produtos eletrônicos em sua região.

Lista de fornecedores de eletrônicos para revenda

Tenha um diferencial para sua loja de eletrônicos

Toda empresa precisa ter um diferencial competitivo no mercado para que possa atender aos clientes, fidelizar e ter bons resultados.

A sua loja de eletrônicos será especializada em alguma marca? Ter bom atendimento e preço justo não são diferenciais.

Afinal, toda empresa pode treinar a equipe e oferecer um atendimento de qualidade, bem como, fechar parcerias com fornecedores e baixar preços.

Portanto, avalie o mercado buscando demandas que não estão sendo atendidas. A partir de então, sua empresa poderá manter os clientes sempre felizes e o faturamento em alta.

Aspectos que são fundamentais para o sucesso de sua loja de eletrônicos, garantindo que a diferenciação no mercado contribua para a obtenção de resultados que são acima da média.

Faça um planejamento estratégico detalhado

Com análise de mercado, valor que pode investir e decisões que já tomou, faça um planejamento estratégico detalhado para a abertura de seu negócio.

O planejamento estratégico é responsável por auxiliar a tomar as melhores decisões para sua empresa. Viabilizando que todo o processo de abertura seja pautado nos aspectos descritos no documento.

O plano funciona como um guia informando qual público deseja alcançar, qual o posicionamento da loja, diferenciais, potenciais fornecedores e muito mais.

Portanto, é um documento que deve ser elaborado com riqueza de detalhes para que possa servir como orientador de suas decisões.

Auxiliando na abertura planejada de seu negócio, para evitar desperdício de dinheiro e erros que poderiam não ocorrer durante a tomada de decisões.

Reveja suas estratégias após a abertura do negócio

Aproximadamente 1 mês após a abertura de sua empresa, seja ela virtual ou física, é interessante rever suas estratégias.

Observando se, na prática, tudo que foi planejado está funcionando e quais ajustes podem ser feitos para que consiga potencializar resultados.

É muito comum que a prática apresente novos desafios e aspectos que não foram planejados para a abertura de sua empresa.

Entretanto, a partir da análise daquilo que está funcionando e o que precisa de ajustes, é possível otimizar suas decisões e se tornar mais assertivo.

Seja no mix de produtos, na divulgação para o público ou qualquer outra estratégia que possa ter adotado e percebeu que o resultado não é exatamente conforme o esperado inicialmente.

Afinal, mesmo com pesquisa e análise de mercado, a prática sempre move o profissional a fazer ajustes visando a otimização de resultados. Abra um negócio com planejamento para que sua loja de eletrônicos seja rentável desde o primeiro dia de funcionamento.