Como se tornar um fotógrafo freelancer de sucesso

Você está pensando em se tornar um fotógrafo freelancer, mas não sabe por onde começar? Vamos detalhar tudo o que você precisa para ser um fotógrafo freelancer.

Um fotógrafo freelance pode ser a solução perfeita se você deseja fazer a transição do seu lado da fotografia para um trabalho em tempo integral ou se está apenas procurando algo criativo para fazer em seu tempo livre.

Ser capaz de desenvolver seu estilo artístico e se expressar de forma criativa, ao mesmo tempo em que é pago, faz parte das vantagens de ser um fotógrafo freelancer. No entanto, é muito mais complicado do que tirar algumas fotos do smartphone e adicionar um filtro .

É por isso que preparamos este guia passo a passo completo para ajudá-lo em tudo, desde encontrar clientes até receber pagamentos.

O que é um Fotógrafo Freelancer?

Como se tornar um fotógrafo freelancer de sucesso
Como se tornar um fotógrafo freelancer de sucesso

Ser um fotógrafo freelancer significa que você trabalha para si mesmo, recebendo clientes para sessões de fotos ou criando e vendendo suas fotografias artísticas .

Praticamente todas as empresas ou empreendedores vão precisar de fotos em algum momento, seja uma foto profissional ou fotos de produtos para sua loja online . Como fotógrafo freelancer, você pode escolher os tipos de trabalho que aceitar e recusar trabalhos que não se alinhem com seu estilo ou interesses.

No entanto, com os prós de se tornar um fotógrafo freelance, vêm os contras de qualquer trabalho freelancer, como lidar com o preenchimento de impostos de renda, encontrar clientes e garantir o seguro adequado do equipamento da câmera e do estúdio fotográfico.

Usando os recursos que reunimos, você estará pronto para iniciar seu negócio de fotografia freelancer rapidamente .


Você está cansado de trabalhar em um escritório e gostaria de ter mais liberdade e flexibilidade em seu trabalho?.

Empresas que fornecem serviços para fazer em casa são uma ótima opção para aqueles que desejam trabalhar remotamente.
Se você está interessado em trabalhar em casa com uma empresa que fornece serviços

Clique aqui →, Empresas que dão serviços para fazer em casa para ver uma lista de empresas que disponibilizam serviços.

Escolha seu equipamento

Investir no melhor equipamento de câmera é uma parte importante da fotografia profissional. No começo, você não precisa gastar muito dinheiro com sua primeira câmera e equipamentos.

Muitos varejistas podem oferecer equipamentos de câmera recondicionados que permitirão que você compre uma câmera de maior qualidade por um custo menor do que uma câmera nova.

Se você não tem dinheiro para comprar nenhum equipamento, não se preocupe!

Com seu telefone, você ainda pode aprender como ser um fotógrafo de sucesso, mesmo que não esteja usando uma câmera digital SLR.

Como você está apenas começando como fotógrafo freelancer, não há vergonha em usar o que você já tem disponível. Não apenas qualquer nível de equipamento fotográfico é capaz de produzir fotos impressionantes.

Ao desenvolver suas habilidades e estilos fotográficos, você começará a entender que tipo de equipamento de câmera pode aprimorar sua fotografia freelancer. A maioria dos fotógrafos freelance profissionais recomenda que os novos fotógrafos comecem investindo em algumas novas lentes de câmera, iluminação e filtros de lente de câmera . É sempre uma boa ideia começar a usar o software de gerenciamento de fotos antes mesmo de começar a conseguir clientes para manter suas sessões de fotos organizadas.

Ser fotógrafo profissional significa fazer uma boa quantidade de edição de fotos de pós-produção e trabalho administrativo também. Como você deseja que cada sessão de fotos ou projeto pareça consistente, é uma boa ideia configurar sistemas para você mesmo ao editar suas fotos, como usar ações do Photoshop para acelerar seu fluxo de trabalho.

Equipamentos relacionados:

Comece a tirar fotos

Quando se trata de aprender a ser um fotógrafo freelancer, a melhor maneira de fazer isso é simplesmente sair e fazer. Até começar a tirar suas próprias fotos, você não estará mais perto de descobrir que tipo de estética deseja transmitir como fotógrafo freelancer.

Aprenda as configurações manuais de sua câmera e os fundamentos da fotografia, que lhe darão uma base em tópicos como abertura, velocidade do obturador e composição.

Faça um curso online de fotografia que aborde os fundamentos da fotografia digital usando histogramas e técnicas de exposição.

Concentre-se no tipo de assunto que o atrai, tire muitas fotos e examine-as atentamente para determinar o que funciona e o que não funciona. Isso ajudará você a encontrar seu próprio caminho e estilo para que sua fotografia se destaque na multidão.

Embora não haja pressa para decidir em qual nicho de fotografia focar, você provavelmente verá que está mais interessado em certas disciplinas de fotografia, como fotografia de alimentos, natureza morta ou até mesmo fotografia de produtos. Siga seu instinto nisso, pois você pode facilmente se esgotar se tentar se envolver em tudo.

Independentemente de você estar fotografando casamentos ou paisagens, geralmente usará a pós-produção com qualquer fotografia digital. Tornar-se um fotógrafo freelancer envolve aprender como editar as imperfeições de qualquer cliente e usar as predefinições do Lightroom para adicionar cores vibrantes às suas fotos. Portanto, agora é um ótimo momento para se sentir mais confortável com suas habilidades de edição de fotos .

Compartilhe seu trabalho em seu site de portfólio de fotografia freelance

Criar um site de fotografia que se destaque pode ser um desafio, portanto, certifique-se de escolher um construtor de sites que ofereça uma avaliação gratuita antes de dar o salto e investir.

Não importa o estilo de fotografia freelancer que você faça, você precisará de um portfólio de fotografia profissional se quiser que os clientes em potencial o levem a sério.

Como a fotografia freelance é um meio visual, você deseja que seu portfólio de fotografia reflita sua estética em todas as escolhas de design que fizer. Ao criar seu site de fotografia, considere quais são seus principais objetivos ao trabalhar como fotógrafo freelancer, para que você possa configurar seu site para apoiá-los. Por exemplo, crie uma página de destino que ofereça um brinde quando os espectadores inserirem seus endereços de e-mail se seu objetivo for aumentar sua lista de e-mail ou use uma frase de chamariz para agendar uma ligação se quiser se conectar com clientes e trabalhar em seu discurso de vendas.

Faça bom uso das dicas de design de portfólio e modelos de site para fazer com que seu site de portfólio de fotografia freelancer represente você e seu trabalho da melhor maneira possível. Se você acha que pode querer se dedicar tanto ao vídeo quanto à fotografia, escolha um construtor de sites que possa hospedar videografia.

Também é crucial para os fotógrafos freelancers ter uma excelente galeria de provas de clientes para que os clientes possam visualizar e aprovar seu trabalho diretamente em seu portfólio.

Veja também: Como vender pack do pé na Internet – Uma ótima fonte de renda extra

Tarifas para Fotógrafos Freelancers

Sempre tenha uma estrutura de preços firme para seu fotógrafo freelancer, para que você sempre possa apresentar seus preços com confiança a clientes em potencial. Lembre-se de que a fotografia freelance abrange muito mais do que apenas tirar fotos, e sua estrutura de preços precisa refletir isso.

Leve em consideração o custo de materiais, viagens, despesas gerais, tempo gasto editando e implementando o feedback do cliente e pague a si mesmo um salário digno para definir seu preço.

Pesquise os padrões da indústria em sua localização geográfica para determinar o intervalo apropriado para cobrar como fotógrafo freelancer. Seu preço pode ou não estar listado em seu site, dependendo do tipo de fotografia em que você se especializou. Mesmo assim, você deve ter um plano para dividir suas taxas de fotógrafo freelancer para clientes em potencial.

Como Encontrar Clientes de Fotografia

Agora que você concluiu a configuração de seu fluxo de trabalho de fotografia freelancer, deve começar a aprender como se tornar um fotógrafo de sucesso construindo uma sólida base de clientes.

Para ser um fotógrafo de sucesso, você deve fazer bom uso das ferramentas de SEO para ajudar os clientes a encontrar sua empresa . Alguns criadores de sites chegam a incluir o SEO como um recurso integrado.

Você também pode usar a mídia social para trazer clientes de fotografia. A chave para obter curtidas, comentários e seguidores no Instagram é usar as hashtags de fotografia apropriadas do Instagram.

Além disso, dê uma olhada na sua biografia do Instagram e certifique-se de que ela reflita com precisão o que você faz e o que sua marca representa.

Lembre-se de resolver seus contratos de fotografia antes de começar a trabalhar!

Mais maneiras de começar a fotografar freelancer

As sessões de fotos para empresas ou indivíduos não são os únicos métodos para iniciar um negócio de fotografia freelance. Existem muitas maneiras de usar o trabalho que você já investiu na construção de um portfólio de fotografia para ganhar dinheiro passivamente, para que você possa se concentrar em novos projetos.

Aqui estão algumas ideias de como ganhar dinheiro como fotógrafo freelancer.

Vender downloads digitais

Pense nisso: você já tem um estoque de fotos de alta qualidade que está no seu portfólio. Por que não transformá-lo em um fluxo de renda? Você pode listar suas fotografias como downloads digitais em sua loja de fotografia on-line para que os clientes possam apoiar sua carreira como fotógrafo freelancer e obter ótimas artes por um custo menor do que imprimir em casa.

Vender fotos

Você pode se inscrever e enviar suas próprias fotos para sites como o https://www.shutterstock.com/pt/. À medida que cada download ocorre, você receberá uma parte da receita. Embora seja improvável que você obtenha uma renda substancial com a venda de fotografias , é uma maneira fantástica de promover seu trabalho e obter uma renda suplementar sem muito esforço de sua parte.

Participe de Concursos de Fotografia

Se você está se perguntando como se tornar um fotógrafo freelancer para revistas, os concursos de fotografia são um ótimo lugar para começar, já que as revistas geralmente apresentam trabalhos dos vencedores da competição. Os concursos de fotografia também são uma ótima maneira de ganhar dinheiro; muitas empresas realizam concursos nos quais os fotógrafos podem enviar seus trabalhos para ter a chance de ganhar o prêmio em dinheiro, além da reputação que vem com ele.

Imprimir sob demanda

A renda passiva pode ser obtida por meio de serviços de impressão sob demanda . Você pode oferecer impressões de belas artes, coisas como relógios de parede, camisetas e colchas com sua fotografia nelas, e não vai custar um centavo. Ao listar uma impressão em sua loja de fotografia on-line, você terá que procurar uma grafica, solicitar uma impressão de teste e coordenar a remessa. Com a impressão sob demanda, você simplesmente carrega seus designs e começa a receber pedidos à medida que suas vendas chegam.

Fotografo especialista em nicho

Tornar-se um fotógrafo de sucesso significa entender seu público-alvo. Quando você é um fotógrafo freelancer profissional há algum tempo e se sente mais confortável com seu trabalho e seus requisitos, pode começar a querer se aprofundar, o que significa que você se concentra em um determinado tipo de fotografia e perfil de cliente para marketing propósitos.

O benefício de escolher se especializar em um tipo de fotografia, como fotografia de recém-nascidos e bebês, em oposição à fotografia em geral, é que você pode ficar mais claro sobre exatamente que tipo de pessoa estaria interessada em seus serviços.

Faça propostas para seu público

Agora que você sabe exatamente que tipo de fotografia deseja fazer e quem é o cliente dos seus sonhos , poderá abordá-lo em todas as oportunidades, para que se sintam reconhecidos e atraídos a contratá-lo em vez de seus concorrentes. Toda vez que você promover sua arte ou postar sobre ser um fotógrafo freelancer nas mídias sociais ou em seu blog de fotografia , escreva como se estivesse falando diretamente com seu cliente ideal. Isso garantirá que cada movimento que você fizer seja projetado para atingir o tipo de pessoa que seu trabalho atrai e quem terá mais chances de contratá-lo porque ressoa com a mensagem da sua marca.

Aprimorar suas habilidades fotográficas

Mesmo quando você trabalha como fotógrafo freelancer há anos e tem projetos de clientes ininterruptos, sempre há muito mais que você pode aprender quando se trata de aprimorar suas habilidades fotográficas. Muitas organizações oferecem cursos de fotografia on-line gratuitos , onde você pode obter de tudo, desde dicas sobre como aproveitar ao máximo um novo acessório da indústria até aprender sobre a história da fotografia como meio.

Você também pode querer fazer um curso gratuito que o ajudará a melhorar seu marketing fotográfico gratuitamente .

Com todas essas informações em mente, você está oficialmente pronto para começar sua nova carreira como fotógrafo freelancer! Parabéns e não se esqueça de continuar atualizando seu portfólio de fotografia online com todas as fotos incríveis que você tira.

Trabalhos de fotografia freelancer

Encontrar um trabalho contínuo de fotografia freelancer é essencial para se tornar um fotógrafo de sucesso. Sites de fotografia freelancer, como https://submit.shutterstock.com/, permitem que você mostre suas fotos freelance para o mundo e construa sua base de clientes.

Também é importante pensar em quem precisa de um fotógrafo, como empresas, agências de modelos e revistas, para citar apenas alguns. Em seguida, identifique qual grupo corresponde melhor às suas habilidades e experiência e adapte seu site de portfólio às necessidades deles. Isso ajudará a garantir que você converter leads em clientes pagantes, colocando-o no caminho para o sucesso na carreira.

Currículo Fotógrafo

Criar um currículo de fotografia bem estruturado também é vital se você deseja se candidatar a um trabalho de fotografia freelancer. Para dar aos clientes em potencial a melhor impressão de você, certifique-se de incluir uma carta de apresentação adaptada à descrição de fotografia freelancer indicada no anúncio de emprego. Isso ajudará os clientes a entender como suas habilidades e experiência se relacionam com suas necessidades.

Coisas a considerar ao se tornar um fotógrafo freelancer

Tornar-se um fotógrafo freelancer pode ser uma carreira emocionante e criativa, pois os fotógrafos exploram diversos ambientes, trabalham em seu próprio horário e conhecem pessoas de todas as esferas da vida. A fotografia freelancer também permite que você tenha controle total sobre seu trabalho e defina a direção criativa que deseja seguir.

No entanto, a fotografia freelancer também é uma profissão exigente, pois aprender a se tornar um fotógrafo freelancer requer conhecimentos técnicos substanciais e vontade de ser responsável por encontrar clientes. Além disso, a fotografia freelancer assume muitas formas, como fotojornalismo, fotografia de mídia social, fotografia de casamento e muito mais! Portanto, vale a pena considerar seus objetivos e preferências de trabalho antes de decidir se deseja se tornar um fotógrafo freelancer.

Fotojornalista freelancer

O fotojornalismo é uma bela forma de narrativa criativa que ajuda a captar a atenção do público. Se você deseja iniciar sua carreira e aprender como se tornar um fotojornalista freelancer, inspirar-se em sites de portfólio de fotojornalismo existentes, isto pode ajudar a fazer sua criatividade fluir.

Conclusão

Se você deseja levar sua carreira fotográfica para o próximo nível, os sites de fotografia freelancer são uma ótima maneira de divulgar você como fotógrafo. Nada diz ‘eu quero ser um fotógrafo freelancer’ como um site de portfólio profissional bem projetado.